Muitas pessoas acreditam que as atividades de educação ambi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1726567 Português
Muitas pessoas acreditam que as atividades de educação ambiental em áreas protegidas resumem-se a visitas monitoradas nas quais sejam apresentados principalmente os atributos naturais do local. Porém, é preciso que se reconheça que o papel educativo dessas áreas abrange processos mais amplos voltados à formação de pessoas capazes de desenvolverem uma visão crítica sobre a realidade socioambiental e engajarem-se na sua transformação, de modo que as visitas às áreas protegidas abram possibilidades para a reflexão e ação sobre temas socioambientais locais, regionais, nacionais e globais. Pensando nisso, elaborou-se um programa de educação ambiental envolvendo áreas protegidas e escolas (“Educatrilha na Escola”), cujo objetivo é fomentar processos críticoreflexivos, participativos, contínuos e permanentes de educação ambiental nas escolas que envolvam visitas a espaços de preservação do meio ambiente, que também será usado como projeto piloto para a construção de políticas públicas de educação ambiental inovadoras com o público escolar nas áreas protegidas.
(Adaptado de: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/ educacaoambiental/2019/01/14/educatrilha-na-escola-um-programa-de-educacao-ambiental-envolvendo-areas-protegidas-e-escolas/ Acesso: 1/11/2019)
Leia as afirmações a seguir: 
I. As atividades a serem desenvolvidas nas escolas sobre a preservação da natureza devem ser mais que meras visitas de passeio a áreas de preservação ambiental. II. Políticas de educação ambiental também são construídas a partir de atividades de educação ambiental nas escolas. III. É possível usar a natureza para ensinar aos estudantes a refletir sobre o meio ambiente e participar de ações ambientais. IV. Passeios em áreas de preservação ambiental não deveriam fomentar a reflexão sobre os temas socioambientais, mas sim incentivar a participação escolar em ações de preservação. 
De acordo com o texto, se pode inferir que:  
Alternativas