Assinale a opção correta de acordo com as ideias do texto CG...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q649625 Português
Assinale a opção correta de acordo com as ideias do texto CG1A01AAA.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B.

 

A) Errado. O texto não diz que não é necessário precisar o momento da ocorrência, pelo contrário, linhas 37-38 “[…] compreende-se que se deva esperar da medicina legal uma função cronodiagnóstica. […]”.

 

B) Gabarito. É o que o autor escreve nas linhas 11 a 14, “[…] sobretudo quando se lida com mortes presumivelmente criminosas, a fixação do momento da morte tem especial importância, pois pode ajudar a esclarecer os fatos e a apontar autorias. […]”.

 

C) Errado. Não inviabiliza, sendo que a sua determinação pode ajudar a elucidar os fatos e apontar os agentes.

 

D)Errado. Extrapola o texto, em certo pode até ser verdade, mas não está contida no texto, por isso está errada.

 

E)Errado. Primeiramente inócua é algo que não consegue produzir o efeito esperado, segundo o dicionário informal.com.br. O texto nas linhas 27 e 28 cita as conceituações matemáticas e filosóficas, no entanto, nada informa que são inócuas ao campo jurídico.

 

Suporte usado para o comentário:

 Português descomplicado, 4º edição, 2015, Flávia Rita.

http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/in%C3%B3cuo/10616/

 

Bons estudos!

 

Letra (b)

 

A alternativa A está errada, pois afirma não ser necessário determinar o momento exato em que os fatos ocorreram.

 

a alternativa B é a mais adequada para a resposta. O texto fala da importância de se determinar o momento exato da morte, inclusive para a determinação de casos criminosos.

 

A Alternativa C está errada uma vez que o autor não afirma que não determinar o momento exato da morte inviabiliza a identificação do autor do crime.

 

Para entender o erro da alternativa D, vamos reler o trecho: “De fato, a problemática ligada à separação de partes cadavéricas destinadas a transplantes em vivos exige que sua retirada seja feita em condições de aproveitamento útil, o que impõe, em muitos casos, que esse procedimento seja feito em prazos curtos, iniciados com o momento da morte”. A chave da questão é o termo “em muitos casos”, que inviabiliza a alternativa, pois infere-se da alternativa que a única maneira de enviar os órgãos saudáveis é fazendo a retirada deles no momento da morte. O texto diz que isso ocorre em muitos casos, não na totalidade.

 

As conceituações matemáticas são sim precisas, o que inviabiliza, entre outras questões, a alternativa E.

 

Prof. Rafaela Freitas

Olá a todos! Não concordei com o gabarito... Alguém poderia me esclarecer melhor?

Eu marquei a letra "E" pois no trecho: "Fugindo das conceituações matemáticas e filosóficas DE TEMPO, pragmaticamente aceitamos a conceituação popular de tempo, isto é, a grandeza que se mede em minutos, horas, dias, meses ou anos. Essa tomada de posição, embora simplista e empírica, é a ÚNICA que se nos afigura capaz de contribuir para a solução do problema tanatognóstico...", tal trecho evidencia a ideia contida no texto de que as conceituações de tempo tiradas da filosofia ou da matemática não surtem efeitos práticos para o campo jurídico, pois como coloca o texto: a tomada de interpretação popular de tempo é ÚNICA capaz de produzir tais efeitos.

E ainda, considerei a letra "B" incorreta pois reduz o sentido do que foi dito no texto. O texto explicita claramente, no início do segundo parágrafo, a importância da definição cronológica da morte, EM TERMOS JURÍDICOS (gerais). Na linha 10, ele acrescenta: "Também na área do direito penal, sobretudo quando se lida com mortes presumivelmente criminosas...". Portanto, dizer que a determinação do momento da morte tem grande relevância nos casos de mortes criminosas, restringe a importância geral que foi atribuída ao campo jurídico, como um todo.

Se alguém puder me ajudar a entender a questão, ficarei imensamente agradecida!

A alternativa B é a mais adequada para a resposta. O texto fala da importância de se determinar o momento exato da morte, inclusive para a determinação de casos criminosos.

 

★★★ Bons Estudos! ★★★ 

Exatamente na linha 10-14: quando se lida com mortes presumivelmente criminosas, a fixação do momento da morte tem especial importância, pois pode ajudar a esclarecer (...)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo