“Temos dois dos melhores museus do mundo aqui no Brasil, u...
Viajando
Viajar é a melhor coisa do mundo. Não importa para que lugar. Sair de onde você está e passar um tempo em outro, pra mim, já é suficiente. Claro que há lugares e lugares. Os brasileiros estão viajando, cada vez mais. Você, com certeza, já ouviu alguém dar o chilique que: em Nova York, agora, só tem brasileiro! Paris é um bairro nosso! Miami já faz parte da grande Salvador! Buenos Aires é de verdade a capital do Brasil.
Mas tem um lugar que o brasileiro não costuma ir muito, que é o melhor de todos: o Brasil. Existe algum preconceito bobo na cabeça do brasileiro de que chique mesmo é ir pra Europa. Acho que chique mesmo é você conhecer o seu país de cabo a rabo! Um dos argumentos é que viajar para fora é o mesmo preço de uma viagem para o Nordeste. Ué, e daí? Você pode se divertir muito mais no Nordeste, tenha certeza.
Se você já visitou os Lençóis Maranhenses, sabe do que estou falando. Um dos lugares mais lindos e diferentes do mundo. As pessoas, com razão, dizem que aqui nós não temos estrutura, os lugares são de difícil acesso, mas vou te dizer, faz um pouco parte da graça do passeio.
Claro que queremos um mínimo e que isso não pode ser justificativa para a precariedade dos nossos cartões‐postais, mas ter que pegar um bugre e desbravar as ruas de terra/pedra de Fernando de Noronha, para chegar a uma praia deslumbrante como a do Sancho sem nenhum quiosque vendendo nem uma água é muito legal.
Sou do ponto de vista de que a praia se fosse azulejada, com água doce e ar condicionado não seria o paraíso, seria a cozinha do seu apartamento. O Rio está caríssimo, é verdade, mas Grumari é de graça, a Lapa é de graça, o Aterro é de graça, Copacabana, Ipanema, a pedra da Gávea, a Floresta da Tijuca, é tudo “de grátis”! Foz do Iguaçu deixa Niagara Falls no chinelo. Mas lá é que é legal, é nos States, né? As dunas móveis de Natal, o Pantanal, Bonito, a Chapada, a Amazônia...
O sonho de todo gringo é vir passar uma semana na floresta Amazônica. A maioria dos brasileiros acha floresta um programa de índio (mas adora passar 8 horas no trânsito pra ir ao Guarujá. Vai entender.). Temos dois dos melhores museus do mundo aqui no Brasil, um no Recife e outro em Minas. Inhotim é o maior museu a céu aberto de todos e das coisas mais impressionantes que eu já vi de artes plásticas, sonoras e visuais. Quando comento sobre ele, 95% das pessoas não têm ideia do que estou falando. Não vou nem entrar no quesito gastronomia para não humilhar qualquer país do planeta. Não estou falando tudo isso querendo dizer que ir ao Egito é bobagem, e que não vale a pena visitar Tóquio ou o Camboja. O que eu quero dizer é que, entre Barcelona e Roma, vale a pena descobrir o que é o Jalapão. Reserve dez dias do seu ano para viajar pelo Brasil. Você não vai se arrepender. Até porque, se é pra esbarrar com brasileiro nos Estados Unidos, esbarra com brasileiro por aqui mesmo, que tá tudo em casa!
(Fábio Porchat. Estadão Cultura. Em: 11/2014. Adaptado.)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABA: A
A) futuro do pretérito indicativo
B) pretérito perfeito indicativo
C) GABARITO
D) pretérito imperfeito do subjuntivo
pertencelemos!
Preciso treinar mais conjugaçao de verbo. A Consulplan e assim: se ela nao te cansa com um enunciado extenso, ela vai te cansar com a resolução da questão, pois, neste caso, voce tem de conjugar o verbo "ter" nos outros tempos do modo indicativo para nao errar (a menos que seja um candidato com cérebro de computador o qual sabe de cor e salteado cada flexão verbal).
PRETÉRITO PERFEITO= passado completamente realizado
Ex: Eu JOGUEI bola ontem
PRETÉRITO IMPERFEITO= trás a ideia de um passado rotineiro que lembra continuidade, por isso imperfeito.
Ex: BELTRANO PERGUNTA: Fulano, oque você fazia na infância? FULANO RESPONDE: eu JOGAVA bola o dia inteiro.
PRETÉRITO MAIS QUE PERFEITO= costuma-se lembrar de um passado do passado, geralmente identificado pela desinência "RA" (sem acento).
Ex: João TIRAVA(imperfeito) o calçado que joana USARA(mais que perfeito) na festa.
pra João tirar, primeiro joana teve que usar, por isso um passado do que já estava no passado.
BIZU:
P. imperfeito geralmente representado pela desinência "VA" - gostava, brincava, jogava.
P. mais que perfeito representado pela desinência "RA" - usara, brincara, Entretivera, distraíra, divertira, folgara.
espero ter ajudado você.
Gaba: C
Pretérito mais que perfeito:
eu tivera
tu tiveras
ele tivera
nós tivéramos
vós tivéreis
ele stiveram
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo