A falta de disponibilização de coleta de esgotos, coleta de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316720 Engenharia Ambiental e Sanitária
A falta de disponibilização de coleta de esgotos, coleta de resíduos sólidos e a pouca oferta de água potável para a população, pode, sob o ponto de vista epidemiológico:

I. Aumentar as taxas de incidência de doenças infecciosas.
II. Dinamizar a ocorrência de parasitoses e outras zoonoses.
III. Implicar em situações que aumentem as demandas orgânico-imunes em crianças e consequentemente aumentar a expectativa de vida.

Está(riam) correta(s):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Apenas I e II.

Tema Central da Questão:

A questão aborda a relação entre a falta de saneamento básico e o aumento de doenças na população, sob uma perspectiva epidemiológica. Esse é um tema crucial na área de engenharia ambiental e sanitária, pois envolve o impacto direto das condições de saneamento na saúde pública.

Resumo Teórico:

O saneamento básico inclui serviços como a coleta de esgotos, gerenciamento de resíduos sólidos e abastecimento de água potável. A ausência ou deficiência desses serviços pode resultar em graves problemas de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de saneamento está diretamente ligada à disseminação de doenças infecciosas e parasitárias, como diarreias, cólera, hepatite A e várias zoonoses.

Justificativa da Alternativa Correta:

I. Aumentar as taxas de incidência de doenças infecciosas: Correto. A falta de coleta de esgoto e água potável aumenta o risco de contaminação e a transmissão de doenças infecciosas. Por exemplo, a água contaminada pode ser um vetor para cólera e giardíase.

II. Dinamizar a ocorrência de parasitoses e outras zoonoses: Correto. A ausência de coleta de resíduos sólidos e esgoto adequados pode aumentar a presença de vetores como mosquitos e roedores, propagando doenças zoonóticas e parasitárias.

III. Implicar em situações que aumentem as demandas orgânico-imunes em crianças e consequentemente aumentar a expectativa de vida: Incorreto. Esta afirmação contém um erro conceitual. O aumento das demandas orgânico-imunes geralmente indica piora na saúde, não um aumento na expectativa de vida. A falta de saneamento tende a diminuir a qualidade de vida e a expectativa de vida, especialmente em crianças.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - I, II e III: Incorreta porque a afirmação III está errada.

C - Apenas I e III: Incorreta porque, como discutido, a afirmação III está errada.

D - Apenas II e III: Incorreta pela mesma razão, a afirmação III está errada.

E - Apenas I: Incorreta, pois a afirmação II também está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo