Quando se observar e confirmar casos específicos de dengue,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2316726 Saúde Pública
Quando se observar e confirmar casos específicos de dengue, tuberculose e febre amarela, deve ser feito, de acordo com os princípios de vigilância epidemiológica:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Notificação aos serviços de vigilância epidemiológica do município.

Essa questão aborda a importância da vigilância epidemiológica, um componente essencial da saúde pública que visa monitorar, prevenir e controlar doenças transmissíveis. A vigilância epidemiológica é responsável por coletar, analisar e interpretar dados relativos a doenças, para que ações eficazes possam ser implementadas rapidamente.

Quando casos de doenças como dengue, tuberculose e febre amarela são identificados, estas devem ser notificadas às autoridades locais de saúde, mais especificamente aos serviços de vigilância epidemiológica do município. Esta notificação rápida e precisa permite uma resposta ágil e eficaz, impedindo a propagação das doenças e minimizando impactos na comunidade.

Justificativa da alternativa correta: A notificação aos serviços de vigilância epidemiológica do município (alternativa B) é essencial, pois são essas unidades locais que têm a responsabilidade imediata de iniciar investigações, realizar intervenções e informar autoridades estaduais e federais conforme necessário.

Análise das alternativas incorretas:

A - Notificação aos serviços federais tipo ANVISA: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem atribuições focadas em regulamentação e fiscalização de produtos e serviços que envolvem saúde, mas não atua diretamente na vigilância epidemiológica de doenças como dengue, tuberculose e febre amarela.

C - Informação ao serviço local de saúde suplementar: Os serviços de saúde suplementar referem-se aos planos e seguros de saúde privados. A vigilância epidemiológica é uma responsabilidade do setor público, e esses serviços não têm papel direto na notificação inicial de doenças.

D - Informação ao serviço local de atenção secundária à saúde: Embora os serviços de atenção secundária prestem cuidados especializados, eles não são responsáveis pela notificação epidemiológica primária. Esta deve ser feita aos serviços de vigilância, que coordenam a resposta em saúde pública.

E - Informação ao serviço local de atenção terciária: Similar à atenção secundária, a atenção terciária envolve cuidados de alta complexidade e especialização, mas não é a primeira instância para notificação e gestão epidemiológica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo