Com relação a projeto e execução de aterramento de instalaçõ...
O aterramento funcional consiste na ligação à terra dos elementos condutores estranhos ao sistema, com o objetivo de proporcionar o funcionamento correto e seguro das instalações elétricas da edificação.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB:ERRADO
De elementos estranhos, o erro... É de condutores ativos que é feito o aterramento.
O aterramento funcional é a conexão com a terra de um dos condutores ativos do sistema, geralmente o neutro, mantendo equilíbrio entre as fases do sistema. Esse tipo de aterramento é frequentemente demandado pelas concessionárias de energia, contribuindo para garantir a segurança e a estabilidade do sistema elétrico.
A Norma Regulamentadora n.º 10 cita três tipos de aterramento: funcional, de proteção e temporário.
Aterramento Funcional
O aterramento funcional, também conhecido como aterramento de proteção, é responsável por criar uma conexão segura entre as partes condutoras de um equipamento ou instalação e a terra. O seu objetivo é garantir que, em condições normais de funcionamento, as partes condutoras não apresentem tensões perigosas que possam representar risco de choque elétrico. Costuma ser realizado principalmente em sistemas elétricos de baixa tensão.
Aterramento de Proteção
O aterramento de proteção contra sobretensões tem como finalidade proteger os equipamentos elétricos contra descargas atmosféricas, surtos de tensão e afins que possam danificar ou comprometer seu funcionamento.
Esse tipo envolve a instalação de um sistema adequado de aterramento para desviar essas sobretensões indesejadas para a terra, garantindo a segurança dos equipamentos e das pessoas em seu entorno.
Aterramento Temporário
Por fim, o aterramento temporário é utilizado, como o nome induz, em atividades elétricas temporárias, como manutenção, reparos ou intervenções em equipamentos.
Funcional: O aterramento funcional é a ligação através de um dos condutores do sistema neutro.
Proteção: O aterramento de proteção é a ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.
Temporário: O aterramento temporário são as ligações da elétrica efetivadas utilizando baixa impedância intencional à terra. A intenção é garantir a equipotencialidade continua durante todas as intervenções nas instalações elétricas.
fonte: curso nr10 (na net)
Gab. Errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo