(Concurso Milagres/2018) “Qualquer cidadão comum que ten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1798831 Conhecimentos Gerais
(Concurso Milagres/2018) “Qualquer cidadão comum que tenha andado pelas ruas de sua cidade e passado pelas praças públicas já se deparou, em algum momento de sua vida, com estátuas, bustos, hermas e monumentos que retratam nosso passado. Essa prática de culto aos grandes homens da História – os chamados „Vultos Nacionais‟”. (ORIÁ, Ricardo. História publica e monumentos: a narrativa visual do passado nacional. IN: MENESES, Sônia; ALMEIDA, Juniele Rabêlo (org). História pública em debate: Patrimônio, Educação e mediações. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p. 33). Considerando o texto acima, é correto afirmar sobre os monumentos brasileiros:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

A questão aborda o tema dos monumentos históricos e sua importância no contexto cultural e histórico do Brasil. Vamos entender melhor o que cada alternativa propôs e por que a alternativa D é a correta.

Alternativa A: "sua construção remonta ao período da colonização, quando do processo de fortalecimento do estado nacional"

Essa alternativa está incorreta porque a prática de construção de monumentos com o intuito de fortalecer o estado nacional não é característica do período da colonização. Na verdade, a construção de monumentos com esse propósito é mais associada ao período posterior, especialmente ao século XIX e ao início do século XX, quando houve um esforço deliberado para criar uma identidade nacional.

Alternativa B: "a construção de estátuas e monumentos no Brasil se deu no século XIX de forma isolada, uma vez que foi uma prática abolida na Europa, após a Revolução Francesa"

Essa alternativa também está incorreta. Apesar da Revolução Francesa ter questionado muitos aspectos da monarquia e aristocracia, a prática de erigir monumentos continuou tanto na Europa quanto no Brasil. No Brasil, particularmente, a construção de monumentos no século XIX não foi uma prática isolada, e essa prática não foi abolida na Europa.

Alternativa C: "A cidade do Rio de Janeiro é a única capital do Brasil onde não foram construídos monumentos nacionais"

Esta alternativa é claramente incorreta, pois o Rio de Janeiro, sendo uma das cidades mais importantes do Brasil, possui inúmeros monumentos nacionais, como o Monumento aos Pracinhas e o Monumento a Estácio de Sá.

Alternativa D: "A construção de monumentos históricos que evocam personagens e fatos marcantes do passado, considerados dignos de registro para determinados grupos sociais é conhecida como 'pedagogia da nação'"

Essa é a alternativa correta. O termo "pedagogia da nação" refere-se precisamente à prática de utilizar monumentos históricos para ensinar a população sobre personagens e eventos significativos do passado. Esses monumentos servem como ferramentas educativas que ajudam a construir e reforçar uma identidade nacional.

Alternativa E: "Todos os monumentos brasileiros são da fase Imperial, uma vez que uma das decisões da República foi por fim a esta prática, até hoje proibida"

Esta alternativa está incorreta, pois muitos monumentos foram construídos após a proclamação da República, e a prática de erigir monumentos não foi proibida. Exemplos incluem o Monumento à Independência em São Paulo e o Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial no Rio de Janeiro.

Então, ao revisar as alternativas, fica claro que a alternativa D é a resposta correta, pois descreve de maneira precisa o conceito de "pedagogia da nação" e sua aplicação na construção de monumentos históricos no Brasil.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo