A relação entre os jogos e a arte contemporânea está cada ve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288671 Educação Artística
A relação entre os jogos e a arte contemporânea está cada vez mais forte e esse contato se dá tanto por intermédio de novas formas de interatividade e apresentação de tecnologias, como pela narrativa e contexto poéticos da obra. Além disso, artistas consagrados também têm utilizado o meio para apresentar novas produções ou até mesmo para repaginar trabalhos antigos em um novo formato. 

Assinale a afirmativa que descreve corretamente as relações entre a Gamearte e o ato de jogar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, é essencial compreender a relação entre a Gamearte e o ato de jogar. O foco está em como essas duas atividades se completam e interagem no contexto da arte contemporânea.

Alternativa Correta: A.

A opção A afirma que ambos possuem uma natureza processual, onde o fenômeno do jogo e a obra de Gamearte se completam com a participação ativa do público. Isso significa que tanto jogar quanto interagir com Gamearte requerem envolvimento e ação do participante para que a experiência artística ou lúdica seja concluída. Isso reflete a ideia de que o público não é apenas espectador, mas parte integral da obra, tornando a experiência dinâmica e interativa.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B: Esta opção sugere que o videogame é apenas um exercício mnemônico, regrada e repetitiva, o que não é verdade. Embora jogos possam ter regras, eles também oferecem experiências estéticas e criativas, assim como a Gamearte. Portanto, essa alternativa restringe de forma incorreta a natureza dos videogames.

Alternativa C: Afirma que apenas a arte é elaborada através de processos imaginativos e que só ela permite a contemplação do belo. Contudo, os jogos também envolvem imaginação e podem oferecer experiências estéticas profundas, desconsiderando o papel significativo dos jogos na cultura contemporânea.

Alternativa D: Declara que a Gamearte não pode ser valorada enquanto os jogos comerciais são definidos pela demanda. Isso é incorreto, pois a Gamearte, assim como qualquer forma de arte, pode ter valor estético e cultural, independente de sua comercialização. Além disso, o valor artístico não é necessariamente ditado pela demanda de mercado.

Portanto, a alternativa A é a mais completa e correta ao descrever a relação entre a Gamearte e o ato de jogar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo