Um prédio particular, localizado na área urbana de C...
Um prédio particular, localizado na área urbana de Cachoeiro de Itapemirim, foi avaliado para fins de aquisição pela respectiva prefeitura. Durante a auditoria do processo, verificou-se que o avaliador adotou uma situação paradigma, em vez de realizar a vistoria do referido bem, uma vez que possuía em mãos toda a documentação necessária para a realização dos trabalhos. Além disso, o avaliador identificou o valor de mercado do bem por meio do método involutivo, sob a justificativa de se tratar da metodologia mais adequada para imóveis urbanos a serem adquiridos por entes públicos.
Com referência à auditoria objeto da situação hipotética precedente, julgue o próximo item, considerando a norma NBR 14653.
Na avaliação do prédio em apreço, somente seria cabível a
adoção de uma situação paradigma se não fosse possível o
acesso do avaliador ao interior do referido imóvel, desde que
em comum acordo com o contratante, e que esse acordo
fosse explicitado no laudo de avaliação.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. certo
6.3 Vistoria do bem avaliando
-Em casos excepcionais, quando essa atividade for impossível ou inviável, admite-se a adoção de uma situação-paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo, observadas prescrições específicas presentes na NBR 14653
7.3 Vistoria do bem avaliando
7.3.1 Nenhuma avaliação poderá prescindir da vistoria. Em casos excepcionais, quando for impossível o acesso ao bem avaliando, admite-se a adoção de uma situação paradigma, desde que acordada entre as partes e explicitada no laudo.
Avaliador preguiçoso, nada impedia-o de entrar e avaliar o imóvel.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo