(Concurso Milagres/2018) “Esse mundo restrito do patrici...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta E: Esta alternativa aponta para as dinâmicas complexas de inclusão e exclusão social nas cidades medievais. Os pobres viviam em uma situação precária, na qual podiam tanto ser assistidos por instituições de caridade quanto ser deixados à margem da sociedade, lutando contra a fome, doenças e, frequentemente, enfrentando a morte. Este contexto reflete a difícil realidade de muitos habitantes das cidades naquela época, onde a estratificação social era uma questão de sobrevivência diária.
A alternativa A está incorreta porque, apesar de existir estratificação social nas cidades, as hierarquias feudais não eram tão dominantes quanto no campo. As cidades ofereciam novas oportunidades e formas de organização social que diferiam do feudalismo rural.
A alternativa B também não é correta. Embora as cidades tenham desempenhado um papel na transformação das estruturas sociais, a nobreza e a Igreja continuaram influentes e não perderam completamente seu poder.
Quanto à alternativa C, ela simplifica excessivamente a complexidade do tecido social urbano, sugerindo que todos encontravam emprego nas cidades, o que não era verdade devido às várias barreiras à entrada de certas ocupações e à competição por trabalho.
A alternativa D é falsa, pois embora as cidades pudessem oferecer oportunidades de sobrevivência, nem todos os trabalhadores estavam isentos de impostos e taxas, o que dependeria de vários fatores, incluindo status legal e estrutura econômica da cidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Do ponto de vista da estratificação social, os pobres eram flutuantes entre serem reconhecidos e assistidos ou abandonados á marginalidade, à fome, à doença e, com frequência, à morte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo