É um processo lógico do negócio que mantém os dados recebido...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TCM-PA Prova: FCC - 2010 - TCM-PA - Técnico em Informática |
Q34926 Engenharia de Software
É um processo lógico do negócio que mantém os dados recebidos de fora da fronteira da aplicação em um ou mais arquivos lógicos internos ou, ainda, é um processo de controle que direciona o software para atender os requisitos de negócio do usuário. No âmbito da Análise de Pontos de Função, tal é a definição de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - EE (Entrada Externa).

A questão aborda o conceito de Análise de Pontos de Função (APF), que é uma técnica para medir o tamanho e a complexidade de sistemas de software, baseando-se na funcionalidade que o software oferece ao usuário. A APF é importante para estimar o esforço de desenvolvimento de software, ajudando no gerenciamento e planejamento de projetos.

A definição dada na questão refere-se a um dos tipos de transações funcionais que a APF identifica e mede. Neste contexto, temos:

  • EE (Entrada Externa): Representa um processo que inclui a entrada de dados vindos do ambiente externo para o sistema. Esta entrada de dados deve envolver um processamento lógico e pode resultar na alteração de dados em um arquivo interno. A alternativa C é correta pois corresponde exatamente à descrição fornecida.

As outras alternativas representam diferentes tipos de transações ou arquivos na Análise de Pontos de Função, que não se encaixam na definição descrita na questão:

  • SE (Saída Externa): Transações onde os dados são enviados do sistema para fora da fronteira da aplicação.
  • AIE (Arquivo de Interface Externa): Arquivos que a aplicação usa para referência, mas não os mantém.
  • ALI (Arquivo Lógico Interno): Arquivos mantidos dentro da fronteira da aplicação.
  • CE (Consulta Externa): Transações onde os dados são consultados ou referenciados sem que haja uma alteração significativa dos mesmos.

O conhecimento sobre a Análise de Pontos de Função e a capacidade de identificar corretamente os tipos de transações e arquivos envolvidos são essenciais para resolver essa questão. A prática de entender como medir o tamanho funcional do software é uma habilidade valiosa para engenheiros de software, especialmente aqueles envolvidos na gestão de projetos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguns significados:SE - Saídas ExternasAIE - Arquivos de Interface ExternaEE - Entradas ExternasALI - Arquivos Lógicos InternosCE - Consultas Externas

Entrada Externa é um processo elementar que processa dados ou informações de controle provenientes de fora da fronteira da aplicação.

A intenção primária de uma Entrada Externa é manter um ou mais ALI ou alterar o comportamento do sistema.

Número de entradas externas (number of external inputs – EEs). Cada entrada externa é originada de um usuário ou transmitida de outra aplicação e fornece dados distintos orientados a aplicação ou informações de controle. Entradas são muitas vezes usadas para atualizar arquivos lógicos internos (internal logical files – ILFs). As entradas devem ser diferenciadas das consultas, que são contadas separadamente. 

Número de saídas externas (number of external outputs – EOs). Cada saída externa é formada por dados derivados da aplicação e fornece informações para o usuário. Nesse contexto, as saídas externas se referem a relatórios, telas, mensagens de erro etc. Itens individuais de dados em um relatório não são contados separadamente. 

Número de consultas externas (number of external inquiries – EQs). Uma consulta 

externa é definida como uma entrada on-line que resulta na geração de alguma resposta imediata do software na forma de uma saída on-line (muitas vezes obtida de um ILF). 

Número de arquivos lógicos internos (number of internal logical files – ILFs). Cada arquivo lógico interno é um agrupamento lógico de dados que reside dentro das fronteiras do aplicativo e é mantido através de entradas externas. 

Número de arquivos de interface externos (number of external interface files – EIFs). Cada arquivo de interface externo é um agrupamento lógico de dados que reside fora da aplicação, mas fornece informações que podem ser usadas pela aplicação.

Arquivo Lógico Interno (ALI): Entidade lógica e persistente, a respeito da qual dados serão mantidos pela aplicação.

Arquivo de Interface Externa (AIE): Entidade lógica e persistente, requerida para referência ou validação pelo software sendo contado, mas que é mantido por outro aplicativo de software.

Entrada Externa (EE): Processo do negócio que mantém os dados em um ou mais arquivos lógicos internos, ou processo de controle que direciona o software para atender os requisitos de negócio do usuário.

Saída Externa (SE): Processo do negócio que gera dados novos (não armazenados) para um usuário ou para outro aplicativo externo ao software.

Consulta Externa (CE): Par gatilho-resposta por meio do qual uma solicitação entra no aplicativo (a partir de um usuário ou de outro aplicativo) e provoca a recuperação dos dados necessários para atender à solicitação.

Questão bem direta, GABARITO C

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo