No decorrer de uma construção, observou-se que uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2465887 Engenharia Civil

        No decorrer de uma construção, observou-se que uma tubulação de 100 mm de diâmetro atravessava uma viga de 30 cm de altura, em uma posição que distava 10 cm do apoio da viga. Tendo-se constatado que tal situação provocaria riscos à estabilidade do sistema estrutural, pois reduziria significativamente a capacidade portante do sistema, decidiu-se manter a disposição encontrada, mediante a realização de um reforço da viga, o qual implicaria aumento nos custos da edificação e no tempo de duração da obra.


Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir. 


A situação denota um caso típico em que não foi realizada a devida compatibilização, procedimento que detecta interferências entre as diversas disciplinas ainda na fase de elaboração dos projetos, o que permite a busca por soluções rápidas, evitando-se desperdícios financeiros e de tempo durante a fase de execução da obra.



Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O item está correto.

A situação descrita é um exemplo de falta de compatibilização entre os projetos das diferentes disciplinas envolvidas na construção. Através da compatibilização dos projetos, seria possível detectar antecipadamente a interferência da tubulação com a viga e propor soluções adequadas, evitando assim os riscos à estabilidade do sistema estrutural e os custos adicionais associados ao reforço da viga durante a fase de execução da obra.

A compatibilização dos projetos envolve a coordenação e integração dos projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas, hidráulicas, entre outros, de modo a garantir que não haja conflitos entre eles e que todos os elementos sejam adequadamente acomodados no projeto final da edificação. Essa prática é fundamental para evitar problemas durante a construção, como interferências entre elementos estruturais e instalações, que podem resultar em custos adicionais, atrasos e riscos à segurança da obra.

A Falta de Compatibilização:

  • Compatibilização: É o processo de integrar as diferentes disciplinas que participam do projeto da obra, como arquitetura, estrutura, instalações (hidráulicas, elétricas, etc.), para garantir que não haja interferências entre os projetos.
  • Fase de Projeto: A compatibilização ideal é realizada durante a fase de elaboração dos projetos, antes do início das obras.
  • Vantagens: A compatibilização em tempo hábil permite:
  • Identificação de Interferências: Detectar e solucionar os conflitos entre os projetos de forma preventiva.
  • Soluções Eficazes: Encontrar soluções mais eficientes e econômicas para os problemas.
  • Redução de Custos e Prazos: Evitar retrabalhos, desperdícios e atrasos na obra.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo