(Concurso Milagres/2018) “Toda organização estatal é etn...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Vamos entender por que essa alternativa está correta e analisar as demais opções.
Alternativa A: Para compreender o desenvolvimento do capitalismo e a produção do espaço mundial é preciso considerar a acumulação primitiva de capital que deflagrou a produção e a sociabilidade capitalista, que o Estado vem se expandindo e multiplicando.
Essa alternativa está correta porque relaciona diretamente o desenvolvimento do capitalismo com a acumulação primitiva de capital, conceito fundamental para entender como o capitalismo se estruturou historicamente. A referência ao texto de Pierre Clastres reforça a ideia de que o capitalismo e a organização estatal ocidental têm uma capacidade etnocidária desenfreada, vinculando a expansão do Estado e a produção econômica capitalista.
Alternativa B: A unificação territorial dos Estados europeus entre os séculos XVI e XVIII, bom como a unificação da moeda, das taxações e da melhoria das estradas foram fatores que retardaram o desenvolvimento do capitalismo.
Essa alternativa está incorreta. Na realidade, a unificação territorial, a padronização da moeda, sistema de taxações e melhorias nas estradas foram fundamentais para o desenvolvimento do capitalismo, não para o seu retardamento. Esses fatores ajudaram a criar um mercado mais integrado e eficiente, facilitando o comércio e a expansão econômica.
Alternativa C: O engendramento de guerras, a violência e os processos de militarização se dão mais pelos interesses políticos dos que ocupam o Estado, sem relações com as necessidades do capitalismo.
Essa alternativa ignora a interconexão entre o capitalismo e os interesses militares. Muitas guerras e processos de militarização têm, sim, relações com as necessidades do capitalismo, como a busca por novos mercados e recursos. O texto de Clastres sugere que a violência e a ação estatal são, de fato, instrumentos a serviço do capitalismo ocidental.
Alternativa D: A passagem do capitalismo comercial para o industrial gerou uma redução do militarismo no Estado, uma vez que ocorreu quando os Estados europeus já haviam passado pelo processo de unificação.
Essa alternativa está incorreta porque a passagem do capitalismo comercial para o industrial não gerou uma redução do militarismo. Na verdade, o período de industrialização foi marcado por diversos conflitos militares, muitas vezes relacionados à conquista de mercados e à competição entre potências industrializadas.
Alternativa E: O processo de globalização reduziu as tensões entre as nações e os conflitos mundiais, o que possibilita maior facilidade de circulação das mercadorias e de pessoas.
Essa alternativa está incorreta. Apesar da globalização ter facilitado a circulação de mercadorias e pessoas, ela também gerou novas tensões e conflitos mundiais. A globalização pode exacerbar desigualdades e criar novas formas de competição entre nações, não necessariamente reduzindo as tensões globais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo