O pai de uma criança de 6 anos de idade leva-a à unidade de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Neonatologia |
Q1685033 Medicina
O pai de uma criança de 6 anos de idade leva-a à unidade de pronto atendimento de um hospital universitário, em virtude das queixas de dor de garganta e “manchas na pele”. Refere um “mal-estar” anterior com febre baixa. Ao exame físico, ela encontra-se em BEG, corada, hidratada, afebril; cardio e pulmonar sem alterações; cavidade oral com palato hiperemiado, com petéquias, amígdalas com exsudato branco acinzentado; linfoadenomegalia cervical anterior e posterior (“conglomerados de linfonodos”); abdome sem distensão, algo doloroso em região de hipocôndrio direito; fígado a 3,5 cm do rebordo costal direito; e baço palpável no rebordo costal esquerdo. Verificam-se neurológico preservado, sem sinais meníngeos, e pele com exantema maculopapular de lixa fina. Quanto aos sinais vitais, constatam-se FC = 106 bpm, FR = 29 irpm e SatO2 = 98% em ar ambiente.
Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Observa-se dor de garganta em 80% a 85% dos casos, com alargamento dos linfonodos e hiperplasia linfática da faringe.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

A questão em análise descreve um caso clínico típico que sugere uma infecção por Epstein-Barr virus (EBV), que resulta em mononucleose infecciosa. Esta condição é frequentemente observada em crianças e adolescentes e é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas muito peculiares.

Justificativa da Alternativa Correta: A afirmação de que "observa-se dor de garganta em 80% a 85% dos casos, com alargamento dos linfonodos e hiperplasia linfática da faringe" é correta. Na mononucleose infecciosa, a dor de garganta é um sintoma predominante, muitas vezes acompanhada por faringite com exsudato e hiperplasia da faringe. Além disso, a linfoadenopatia cervical (alargamento dos linfonodos) é um achado clínico comum, assim como a hepatomegalia e a esplenomegalia, que são indicativas de hiperplasia linfática.

Os dados clínicos apresentados no caso, como o exantema maculopapular, petéquias no palato, linfadenopatia cervical anterior e posterior, além do fígado e baço palpáveis, são todos compatíveis com a mononucleose infecciosa causada pelo EBV. Estes achados reforçam a interpretação de que a alternativa "C" está correta.

Alternativas Incorretas: Se houvesse outras alternativas que contradissessem estes achados típicos da mononucleose, elas estariam incorretas com base nos dados clínicos e epidemiológicos padronizados sobre a doença. Por exemplo, qualquer alternativa sugerindo ausência de faringite ou linfadenopatia na maioria dos casos estaria errada, pois contraria o perfil clássico da mononucleose infecciosa.

É essencial para o aluno de concursos públicos reconhecer os padrões clássicos associados às doenças pediátricas e infecciosas, empregando esse conhecimento na análise de casos clínicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. No caso clínico descrito, a criança apresenta linfoadenomegalia cervical anterior e posterior, o que significa o aumento dos linfonodos na região do pescoço. Além disso, apresenta palato hiperemiado com petéquias e amígdalas com exsudato branco acinzentado, que são sinais de faringite. Portanto, é possível afirmar que a dor de garganta está presente neste caso clínico, assim como o alargamento dos linfonodos e a hiperplasia linfática da faringe.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo