Acerca de transações no setor público, receita, despesa e ex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403215 Contabilidade Pública
Acerca de transações no setor público, receita, despesa e execução orçamentária e financeira, julgue os itens subsecutivos.

Uma receita de capital pode aumentar as disponibilidades financeiras da Conta Única do Tesouro Nacional, sem provocar crescimento do patrimônio líquido.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Está correto. A receita de capital é proveniente de Operações de Crédito,Alienação de Bens Móveis e Imóveis,Amortização de Empréstimos Concedidos,Transferências de Capital e Outras Receitas de Capital. Então se eu alienar um bem, por exemplo, irá sair do meu permanente e irá para o caixa, sem provocar o crescimento do patrimônio líquido.


Não só por isso... uma vez que, qdo ocorrer a alienação, deve ocorrer a baixa e o reconhecimento de receitas. Nessa situação, o resultado da operação PODE ou provocar CRESCIMENTO do PL.

ITEM CORRETO, TRATA-SE DE RECEITA NÃO EFETIVA

 

 

Efetiva: Situação que faz crescer a situação líquida patrimonial fundindo-se ao patrimônio público e não representa uma obrigação do poder público.

 

RECEITA CORRENTE - TRANSF CORRENTE + TRANSF CAPITAL

TRIBUTÁRIA, AGROPECUÁRIA, PATRIMONIAL, SERVIÇO, INDUSTRIAL
TRANSFERÊNCIA CAPITAL
OUTRAS REC CORRENTES

 

Não-efetiva: Não muda a situação líquida patrimonial.

RECEITA CAPITAL - TRANSF CAPITAL + TRANSF CORRENTE

OPERAÇÃO CRÉDITO
ALIENAÇÃO
AMORTIZAÇÃO

TRANSF CORRENTES

OUTRAS RECEITAS CAPITAL

 

 

É o chamado fato contábil permutativo. Vendi um imóvel (que foi convertido em dinheiro) e o total de ativos permaneceu inalterado. Um monte de bloco de concreto que virou bufunfa. Houve apenas uma mudança no subgrupo 'investimento' (imóvel) para 'conta caixa' (disponibilidades para queimar $$$ aumentaram).

Como Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo e o meu ativo apenas mudou em termos qualitativos (já que apenas convertemos uma casa em dinheiro - ambos pertencentes ao ativo), o PL permaneceu inalterado.

Assim, a receita proveniente da venda de um imóvel, que é classificada como receita de capital, segundo a Lei 4320, aumentou as disponibilidades financeiras da Conta Única do Tesouro Nacional, mas não provocou crescimento do patrimônio líquido.

Como a receita em questão não alterou o nosso patrimônio líquido, dizemos que ela é não-efetiva .Se tivesse alterado, seria efetiva.

Resposta: Certo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo