Recém-nascido a termo, sexo feminino, apresentou perímetro ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1856913 Enfermagem
Recém-nascido a termo, sexo feminino, apresentou perímetro cefálico = 30,5 cm.
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, esse valor é considerado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O perímetro craniano é informação indispensável e deve ser medido com fita métrica inextensível, passando pela glabela e proeminência occipital. No recém-nascido a termo varia de 33 a 37cm.

Portanto um recém-nascido a termo com perímetro cefálico de 30,5 cm é considerado abaixo do normal.


Gabarito do Professor: Letra B


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – 2. ed. atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

MINISTÉRIO DA SAÚDE E OMS (2016):

FEMININO: 31,5

MASCULINO: 31,9

Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm identificação de microcefalia (Ministério da Saúde, 2016). Idade gestacional maior ou igual a 37 semanas.

Gabarito letra B

Gatona️

O Ministério da Saúde passa a adotar novos parâmetros para medir o perímetro cefálico e identificar casos suspeitos de bebês com microcefalia. Para menino, a medida será igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm. A mudança está de acordo com a recomendação anunciada recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e tem como objetivo padronizar as referências para todos os países, valendo para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.

PREMATUROS - Para bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação (prematuros), a mudança ocorrerá na curva de referência para definição de caso suspeito de microcefalia. Até então, era utilizada a curva de Fenton. A partir de agora, será utilizada a tabela de InterGrowth, que tem como referência a idade gestacional do bebê.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo