A desinfecção de nível intermediário é capaz de eliminar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1856917 Enfermagem
A desinfecção de nível intermediário é capaz de eliminar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Somente a esterilização é capaz de eliminar todos os esporos. Alternativa A está errada.

A desinfecção de nível intermediário é um processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, microbactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies. Portanto, destrói microbactérias (bacilo da tuberculose). Alternativa B está correta.

A desinfecção de alto nível é um processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive microbactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos. Alternativas C e D estão erradas.

Nem desinfecção de nível intermediário e nem a de alto nível destrói todos os microrganismos, exceto esporos. Alternativa E está errada.


Gabarito do Professor: Letra B


Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quanto aos níveis, a desinfecção é classificada em:

- Baixo Nível: Na desinfecção de baixo nível são destruídas bactérias em forma vegetativa, alguns vírus e fungos. É eficaz, porém sobrevivem a este método esporos bacterianos, o vírus da hepatite B (HBV), vírus lentos e o bacilo da tuberculose. As soluções utilizadas neste nível são o álcool etílico, n-propílico e isopropílico, o hipoclorito de sódio e o quaternário de amônia;

- Alto Nível: nesse nível de desinfecção são destruídas bactérias, fungos e alguns esporos. Sobrevivem apenas alguns esporos bacterianos e os vírus lentos. As soluções adotadas são o hipoclorito de sódio, glutaraldeído, solução de peróxido de hidrogênio, cloro e compostos clorados, ácido peracético, ortophtalaldeído, água superoxidada.

- Mista: é o tipo de desinfecção utilizada por alguns equipamentos como máquinas de lavar roupa e louças (aquecidas com temperaturas que varia de 60° a 90°C).

- Médio Nível: promove desinfecção contra os mesmos tipos que a desinfecção de baixo nível, porém, é eficaz também contra o bacilo da tuberculose, a maioria dos vírus e fungos. Sobrevivem a esse método, os esporos e os vírus lentos. As soluções utilizadas são p álcool etílico (70%) e isopropílico (92%), hipoclorito de sódio, fenólicos e iodóforos.

- Não-Definido: engloba métodos como passar a ferro (aplicar calor seco), água fervente por 30 minutos, pastilhas de formaldeído. O nível irá depender da concentração dos germicidas e da temperatura aplicada.

Fonte: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/limpeza-desinfeccao-e-esterilizacao/17627 .

RDC 15:

 VIII - desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive microbactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos;

IX - desinfecção de nível intermediário: processo físico ou químico que destrói microrganismos patogênicos na forma vegetativa, microbactérias, a maioria dos vírus e dos fungos, de objetos inanimados e superfícies.

SOBEC:

Esterilização: processo de destruição de todas as formas de vida microbiana, ou seja, bactérias nas formas vegetativas e esporuladas, fungos e vírus, mediante aplicação de agentes físicos e químicos.

letra A é esterilização; Letra C, D E é desinfecção de alto nível;

A Lays colocou o conceito errado e vcs curtindo, continuem não lendo as coisas direito, menos concorrentes!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo