A conduta de Enfermagem para o recém-nascido é de extrema i...
I. É importante secar o recém-nascido rapidamente com uma toalha aquecida e colocá-lo em um berço aquecido para evitar a perda rápida de calor por meio da evaporação.
II. Manusear e esfregar o recém-nascido com uma toalha seca pode ser o necessário para estimular a respiração.
III. Se o recém-nascido não responder aos estímulos, é necessário reanimação ativa.
IV. A taquipneia transitória do recém-nascido (TTRN) é uma condição grave que envolve angústia respiratória e necessidade de intubação.
Estão CORRETOS:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
I- Verdadeira- A evaporação corresponde à perda insensível de água pela pele. É a principal forma de perda de calor em RN prematuros, especialmente ao nascimento e nos primeiros dias de vida, sendo inversamente proporcional às idades gestacional e pós-natal. As principais causas dessa perda são pele ou cobertas molhadas e baixa umidade do ambiente ou do ar inspirado. É especialmente importante em crianças em berços aquecidos.
II- Verdadeira- A apneia (ausência de respiração) da prematuridade é uma pausa na respiração que dura 20 segundos ou mais no bebê nascido antes de 37 semanas de gestação e que não tem um distúrbio de base causando a apneia. Se estimular o recém-nascido gentilmente não fizer com que ele recomece a respirar, respiração artificial pode ser necessária.
III- Verdadeira- Conforme Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ministério da Saúde. Parada respiratória (PR) no paciente pediátrico: Se, a qualquer momento, ocorrer ausência de pulso, iniciar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Se o paciente permanecer irresponsivo e sem respiração espontânea e, a qualquer momento, ocorrer pulso com frequência ≤ 60 bpm, com sinais de perfusão inadequada apesar da ventilação e oxigenação adequadas, iniciar manobras de RCP, começando pelas compressões torácicas e checando o pulso a cada 2 minutos
IV- Falsa- A alternativa propõe que a taquipneia transitória do recém-nascido (TTRN) é uma condição grave que envolve angústia respiratória e necessidade de intubação, estando incorreta, a taquipneia transitória do recém-nascido (TTRN) é uma desordem benigna do parênquima pulmonar caracterizada por edema resultante da falha na reabsorção do fluido alveolar fetal. É causa comum de distúrbio respiratório imediatamente após o nascimento, especialmente em RN prematuros tardios e a termo. O tratamento consiste em Oxigenoterapia e, às vezes, outras medidas para dar assistência à respiração. A maioria dos recém-nascidos com taquipneia transitória se recupera por completo em dois ou três dias. Às vezes, os recém-nascidos precisam receber oxigênio através de dispositivos, para que respirem ar com mais oxigênio do que o ar ambiente.
Gabarito: Letra A
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2a edição, 2016
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. 4 v. : il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicas)
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo