Acerca das noções básicas de auditoria interna e externa, ge...
O COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) apresenta o conceito de apetite a risco, que se relaciona ao nível de risco que uma organização está disposta a assumir para a geração de valor.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
Vamos entender por que essa é a resposta correta. O COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) é uma iniciativa que se dedica a fornecer estruturas e orientações para melhorar o desempenho e a governança organizacional e para reduzir a extensão da fraude na organização. Um dos conceitos fundamentais abordados pelo COSO é o apetite a risco.
Apetite a risco refere-se ao nível de risco que uma organização está disposta a aceitar para alcançar seus objetivos e, consequentemente, gerar valor. Trata-se de uma decisão estratégica que envolve a definição de tolerâncias para os riscos, guiando as decisões de investimento e operações. Portanto, o enunciado está correto ao associar o conceito de apetite a risco ao nível de risco que a organização está disposta a assumir para gerar valor.
Por que as alternativas incorretas não se aplicam?
Neste caso, a questão oferceu apenas a alternativa correta (C - certo) e a incorreta (E - errado). Portanto, a alternativa errada seria qualquer afirmação que contrarie o entendimento correto apresentado. Por exemplo, se a afirmativa dissesse que o apetite a risco não está relacionado com o nível de risco que a organização está disposta a assumir, ela estaria errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo
Apetite a risco: refere-se ao montante de risco que a organização dispõe-se a aceitar na criação de valor.
Tolerância a riscos: trata do nível de variação aceitável no alcance de um certo objetivo.
https://portal.tcu.gov.br/planejamento-governanca-e-gestao/gestao-de-riscos/politica-de-gestao-de-riscos/modelos-de-referencia.htm
Apetite a risco: refere-se ao montante de risco que a organização dispõe-se a aceitar na criação de valor.
Tolerância a risco: dentro desse apetite a risco que a organização tem, existe uma margem que pode ultrapassar esse apetite, mas que é tolerável pela empresa.
Exemplo:
Apetetite a risco: Vou jogar jogos de azar na internet e meu apetite a risco é 100 reais gastos.
Tolerância a risco: Já perdi os 100 reais que era meu apetite, mas vou abrir uma tolerância dentro desse apetite de 50 reais, ou seja, no total eu posso gastar 150 reais. Meu apetite é 100 reais, mas minha tolerância dentro desse apetite é de 50% dele.
COSO II
O COSO-ERM introduz conceitos interessantes como apetite a risco e tolerância a riscos. O primeiro refere-se ao montante de risco que a organização dispõe-se a aceitar na criação de valor. O segundo trata do nível de variação aceitável no alcance de um certo objetivo.
exemplos:
Apetite a Risco: Uma companhia farmacêutica, para proteger sua marca, pode ter um apetite a risco reduzido em relação ao valor de sua marca, adotando protocolos rígidos para garantir a segurança dos seus produtos.
Tolerância a Riscos: Uma companhia pode estabelecer como meta de entregas pontuais um índice de 98%, com uma tolerância a riscos de 1%, aceitando uma variação entre 97% a 100%.
(correta)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo