A cetoacidose diabética (CAD) é a principal causa de morbimo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2637019 Medicina

A cetoacidose diabética (CAD) é a principal causa de morbimortalidade em pacientes pediátricos com diabetes mellitus tipo I. Os objetivos do tratamento da CAD incluem a restauração do equilíbrio eletrolítico, metabólico e a prevenção de complicações, especialmente o edema cerebral e a hipocalcemia. Analise as afirmativas abaixo.


I. Os critérios diagnósticos de CAD incluem hiperglicemia (glicemia > 200mg/dL), pH < 7,30 e/ou bicarbonato < 15mEq/dL associado a glicosúria, cetonemia e cetonúria.

II. O edema cerebral é uma das complicações mais temidas relacionadas à CAD assim como a hipocalemia.

III. A causa infecciosa não está relacionada com descompensação da doença de base e evolução para CAD.

IV. Na suspeita de edema cerebral, a realização de exame de imagem, não deve atrasar o início do tratamento.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos começar pela alternativa correta: a resposta correta é a C - I, II e IV apenas.

A questão aborda a Cetoacidose Diabética (CAD), uma complicação grave do diabetes mellitus tipo I, que pode levar a sérias consequências, como o edema cerebral. É crucial para quem estuda pediatria e neonatologia compreender os critérios diagnósticos e as complicações associadas à CAD.

Vamos analisar cada afirmativa:

I. Os critérios diagnósticos de CAD incluem hiperglicemia (glicemia > 200mg/dL), pH < 7,30 e/ou bicarbonato < 15mEq/dL associado a glicosúria, cetonemia e cetonúria. Esta afirmativa está correta. Esses são, de fato, os critérios diagnósticos clássicos para a CAD.

II. O edema cerebral é uma das complicações mais temidas relacionadas à CAD assim como a hipocalemia. Esta afirmativa também está correta. O edema cerebral é uma complicação grave e frequente em crianças com CAD. A hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue) também é uma preocupação ao tratar a CAD.

III. A causa infecciosa não está relacionada com descompensação da doença de base e evolução para CAD. Esta afirmativa está incorreta. Infecções são causas comuns de descompensação do diabetes e podem precipitar um episódio de CAD.

IV. Na suspeita de edema cerebral, a realização de exame de imagem, não deve atrasar o início do tratamento. Essa afirmativa está correta. Na prática clínica, quando há suspeita de edema cerebral, o tratamento deve ser iniciado imediatamente sem aguardar os resultados de exames de imagem, pois a intervenção rápida é crucial.

Portanto, a resposta C está correta, pois as afirmativas I, II e IV são verdadeiras, enquanto a afirmativa III está incorreta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo