Acerca do histórico e de conceitos da governança corporativa...
O principal pensamento de economistas liberais na década de 70 do século XX era que a única responsabilidade social de uma companhia era aumentar seus lucros.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C está correta.
Para entender por que essa afirmação está correta, precisamos explorar um pouco o contexto histórico e as teorias relacionadas à governança corporativa no século XX, especialmente durante a década de 1970. Durante esse período, um dos principais pensadores econômicos foi Milton Friedman, um economista liberal que defendia a ideia de que a responsabilidade social primária de uma empresa era, de fato, aumentar os seus lucros. Este pensamento está alinhado com a filosofia do capitalismo de livre mercado, onde a maximização do lucro dos acionistas é vista como o objetivo principal das corporações.
Friedman argumentou que, desde que uma empresa opere dentro das regras do jogo - ou seja, respeitando leis e regulamentos - sua principal obrigação social é gerar o máximo de retorno possível para os acionistas. Isso não significa que não se deva ter responsabilidade social, mas que a melhor maneira de uma empresa contribuir para a sociedade é através do sucesso financeiro e da eficiência econômica.
Alternativa C é correta porque reflete essa perspectiva predominante entre os economistas liberais da época. A responsabilidade social, segundo esta visão, estava intrinsecamente ligada ao desempenho econômico e à geração de lucros.
Por outro lado, a alternativa E estaria incorreta, caso existisse, se dissesse que a principal responsabilidade social da empresa ia além do lucro, como, por exemplo, focar principalmente em questões ambientais ou sociais sem considerar o impacto financeiro. Tal visão se alinha mais com o conceito moderno de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e a teoria dos stakeholders, que ganhou mais força nas décadas seguintes.
Essas discussões são fundamentais para entender como a governança corporativa evoluiu ao longo do tempo e como as empresas hoje tentam equilibrar entre atender os interesses dos acionistas e de outros stakeholders, como funcionários, clientes e a comunidade em geral.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O principal pensamento de economistas liberais na década de 70 do século XX era que a única responsabilidade social de uma companhia era aumentar seus lucros.
o que isso tem a ver com gerência de projetos?
GABARITO: CERTO.
Friedman dizia que a única "responsabilidade social" de uma empresa é aumentar seus lucros, desde que atue dentro das regras do jogo, isto é, engaje em atividades abertas e livres, sem engano ou fraude .
Esta visão era dominante entre muitos economistas e teóricos da administração na década de 1970, refletindo a crença de que o principal objetivo das empresas era gerar valor para os acionistas.
TEC
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo