Todo arquivo e/ou diretório nos Sistemas Linux pertence a um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102838 Sistemas Operacionais
Todo arquivo e/ou diretório nos Sistemas Linux pertence a um usuário (dono) e a um grupo. Grupo e dono são entidades diferentes, mesmo que os dois possuam o mesmo nome. A prioridade, sequencialmente, sempre será dono, grupo e outros, nessa ordem. Numa eventual situação, pode ser necessário efetuar a troca do dono e do grupo de um determinado arquivo e/ou diretório. Para essa finalidade um comando deve ser utilizado, desde que o respectivo usuário e/ou grupo esteja registrado no sistema. Quanto ao comando utilizado para alterar o dono e o grupo de um determinado arquivo e/ou diretório no Linux, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Resposta Correta: D - chown.

A questão aborda o conceito de propriedade e permissões em sistemas operacionais Linux. Em tais sistemas, cada arquivo e diretório tem um dono e um grupo associado, os quais determinam as permissões de acesso e manipulação desses objetos no sistema. O conhecimento sobre como alterar o dono (owner) e o grupo (group) de um arquivo ou diretório é essencial para o gerenciamento de permissões e segurança do sistema.

Para realizar a alteração do dono e do grupo de um arquivo ou diretório, o comando utilizado é chown (change owner). Este comando permite que o usuário com privilégios suficientes possa modificar tanto o usuário proprietário quanto o grupo a que pertence o arquivo ou diretório. O uso básico do comando segue a estrutura: chown [usuário]:[grupo] [arquivo_ou_diretório]. Se apenas o usuário for especificado, somente o dono será alterado; se o grupo for especificado após um dois-pontos, o grupo do arquivo ou diretório também será modificado.

As outras alternativas apresentadas não correspondem ao comando para alteração de dono e grupo de arquivos ou diretórios:

  • id é um comando que exibe os identificadores de usuário (UID) e grupo (GID) do usuário atual ou de um usuário especificado;
  • sgid (Set Group ID) não é um comando, mas uma permissão especial que pode ser aplicada a arquivos e diretórios para executar processos com o GID do grupo do arquivo;
  • suid (Set User ID) também não é um comando, e sim uma permissão especial que, quando aplicada a arquivos executáveis, permite que o processo seja executado com o UID do proprietário do arquivo.

Portanto, a alternativa correta, D - chown, é a que identifica corretamente o comando utilizado no Linux para alterar o dono e o grupo de um arquivo ou diretório.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sintaxe:

chown [opções] [usuário] [.grupo] arquivos

Ex.: chown joao.games arquivo (O novo dono é joao e o novo grupo passará a ser games).

.

.

At.te

Foco na missão

chown (Change file owner and group) - muda o dono do arquivo ou do grupo

Fonte: https://explainshell.com/explain?cmd=chown

A = Lhufas

B = Faz com que um USER tenha poder do DONO em arquivos executáveis

C = Faz com que um USER tenha poder de um determinado GRUPO de um arquivo.

Gabarito D.

chown em inglês é ( COROA ) logo lembra" reiiii" ( dono do poder )

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo