É notório que o patrimônio cultural refere-se direta e indir...
É notório que o patrimônio cultural refere-se direta e indiretamente ao passado. Assim, tal como a tradição, é sempre construído a partir do presente e reconfigurado em suas práticas e simbologias no tempo-espaço (Cruz et al.: 2008). Segundo Oliven (2003, p.77), ―o termo ―patrimônio‖ – em inglês, heritage – refere-se a algo que herdamos e que, por conseguinte, deve ser protegido‖. A palavra é de origem romana: patrimonium e significa ―bem de herança que é transmitido dos pais para os filhos por força da lei‖ (CHOAY, 2001, p.11).Sobre lendas brasileiras, responda CORRETAMENTE:
I) Segundo a lenda, uma linda jovem da tribo dos Acaroás habitava as margens do rio Paraim. Desde o nascimento, havia sido escolhida pelos deuses, por isso, nunca poderia se casar. Somente o velho pajé Piauiguara sabia que, se conhecesse o amor, ela teria um membira (filho, na língua Tupi) que não poderia sobreviver. E assim aconteceu. Não sabendo como esconder o filho desse amor, e com medo de que o mesmo fosse sacrificado, colocou-o num tacho e soltou a pobre criança nas águas do rio Paraim. A natureza se revoltou, o céu ficou escuro e fez descer um corpo estranho que penetrou na terra e abriu uma enorme fenda, por onde jorrou muita água, até formar uma grande lagoa.
II) De acordo com a Lenda um garoto de família humilde que morava em um barraco nas margens do rio Parnaíba, certo dia chegando para almoço, sua mãe lhe serviu, como de costume, uma sopa rala, com ossos, já que faltava carne na sua casa frequentemente. Nesse dia ele se revoltou, e no meio da discussão com sua mãe, arremessou o osso contra ela, atingindo-a na cabeça e matandoa. Antes de morrer sua mãe lhe amaldiçoou a ficar vagando no rio.
III) Segundo a lenda ele habita o interior das matas. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. Protege as árvores, plantas e animais das florestas dos caçadores e lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória. Para assustar os caçadores e lenhadores, emite sons e assovios agudos.
IV) A lenda conta que um rico fazendeiro possuía um boi muito vistoso e bonito, que inclusive sabia dançar. Pai Chico, um trabalhador da fazenda, rouba o boi para satisfazer sua mulher Catarina, que estava grávida e sente uma forte vontade de comer a língua do animal. Enquanto Pai Chico está matando o vistoso boi é preso a mando do rico fazendeiro. Os pajés curam o boi e descobrem a real intenção de Pai Chico, que era de satisfazer sua mulher Catarina que está grávida. O fazendeiro perdoa Pai Chico e celebra a saúde do boi com uma grande festividade.
V) Diz a Lenda que há muito tempo em Teresina, uma moça namoradeira, danada e desobediente, travara uma terrível briga com a mãe; dando- lhe uma dentada e arrancando um tampo do rosto da velha. Depois disso, a jovem trancou-se no quarto e não queria conversar com ninguém. Ela via apenas a velha mãe. A meia noite, transformava-se em um animal horrível. Costumava vagar pelas ruas escuras e subúrbios, como os bairros Mafuá e Cajueiros, isto não quer dizer que também não rodasse Vermelha, Barrocão, Piçarra, Catarina, Ilhotas, Matinha e Matadouros. Percorria tudo.
1. ( ) Bumba-meu-boi.
2. ( ) Miridan.
3. ( ) Curupira.
4. ( ) Porca do Dente de Ouro.
5. ( )Cabeça de Cuia.
Marque a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA.