Julgue o item que se segue, relativos à teoria da dependênci...
Mudanças de leis e de programas governamentais, bem como mudanças tributárias, são exemplos de riscos de natureza estratégica.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe dizer de onde foi tirado isso?
De acordo com o próprio regramento de gerenciamento de riscos da DATAPREV, eu analisei como um risco regulatório.
Eu marquei errado na prova e fiz recurso, mas cebraspe manteve o gabarito como correto. E não consigo entender. :(
"5.23 Riscos estratégicos: Riscos associados com as decisões estratégicas da organização para atingir os seus objetivos de negócios, e/ou decorrentes da falta de capacidade ou habilidade da Empresa para proteger-se ou adaptar-se a mudanças no ambiente externo.
5.27 Riscos regulatórios:
Eventos derivados de alterações legislativas ou normativas, inadequação a requisitos regulatórios ou multas aplicadas por descumprimento de dispositivos legais e perdas financeiras oriundas de decisões desfavoráveis em processos judiciais, que podem comprometer as atividades da DATAPREV.
FONTE: GERENCIAMENTO DE RISCOS E CONTROLES INTERNOS DATAPREV
3 / 3
https://portal3.dataprev.gov.br/sites/default/files/arquivos/instrumentos_normativos/n_gc_004_00.pdf
Rafaela, acredito que a lógica da banca foi no sentido de que os Riscos estratégicos consideram as ameaças e oportunidades (fatores externos da organização) e mudanças de leis e mudanças tributárias, são típicas ameaças externas que estão fora do controle da organização, sendo portanto consideradas como Riscos Estratégicos.
O item está **Certo**.
Mudanças de leis, programas governamentais e alterações tributárias são exemplos de riscos de natureza estratégica em governança corporativa. Esses fatores podem afetar significativamente o ambiente de negócios, a estratégia da organização e sua capacidade de atingir objetivos de longo prazo. Portanto, esses são considerados riscos estratégicos, que devem ser identificados, avaliados e gerenciados no âmbito da governança corporativa.
Essa questão tá usando o conceito de Planejamento Estratégico dos projetos e não o conceito de "tipos de riscos"
Primeiramente necessita-se introduzir os conceitos da disciplina "planejamento estratégico" e seus "níveis"
Planejamento Estratégico se subdivide em:
Planejamento a nível estratégico --> O Planejamento Estratégico ou Planeamento a nível Estratégico é o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso. Ele é AMPLO
Planejamento a nível tático --> Diferente do planejamento estratégico, o planejamento tático auxilia na definição de metas, processos, prazos, ferramentas e recursos a curto e médio prazo. A versatilidade é uma das características do planejamento tático, isto quer dizer que ele pode ser adaptado caso os resultados de vendas sejam pouco satisfatórios. Ele é Mais ou menos Específico
Planejamento a nível operacional --> Planejamento operacional, também conhecido como plano de trabalho, é um desdobramento do planejamento estratégico, que lida com o fluxo de trabalho diário. Ou seja, é ele o responsável por transformar metas e objetivos estratégicos em tarefas reduzidas e executáveis.
Ele é ESPECÍFICO
Essa questão tá usando o conceito de Planejamento Estratégico dos projetos e não o conceito de "tipos de riscos". Quando se planeja, divide-se em planejamento estratégico, tático e operacional que são ordenadamente, da esquerda pra direita do menos específico ao mais específico sendo o planejamento a nível estratégico o mais amplo e o operacional mais específico. Pensar nessa questão como a cobrança dos tipos de riscos seria um erro, pois ela exige uma interpretação mais abrangente visto que a rigor, ou seja, literalmente, a mudança de leis seria considerada "risco legal" em sentido estrito não risco "estratégico" na disciplina de gerenciamento de riscos porém, se você considera os conceitos do planejamento estratégico, você claramente percebe que o risco legal nada mais é no âmbito da disciplina de planejamento estratégico um risco estratégico por ser exatamente um fator externo. A mudança de leis por exemplo, que seria usada para "estabelecer metas, empreendimentos, mobilização de recursos e tomada de decisões" no âmbito do Planejamento e Gestão de Projetos.
Portanto, a natureza das Mudanças de leis e de programas governamentais, bem como mudanças tributárias é estratégica e Não Tática ou Operacional.
Poderia ser também, em gerenciamento de riscos, classificadas como "riscos legais"
exemplo:
"Mudanças de leis e de programas governamentais, bem como mudanças tributárias, são exemplos de riscos legais do projeto" (CERTO).
Gabarito: Certo
Achei que a questão era referente a análise PESTEL :/
erroooouu
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo