Sabe-se que deslocamentos excessivos podem causar dano ao ma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q341307 Engenharia Civil
Sabe-se que deslocamentos excessivos podem causar dano ao material e, sendo assim, o empreiteiro solicitou uma verificação do deslocamento vertical na extremidade da treliça (nó D), onde será apoiado o painel. Desprezando-se o peso próprio da treliça, sabendo-se que ES = 104 kN (quilonewtons) para todas as barras e o peso total do painel é de 10 kN (quilonewtons), utilizando-se a Fórmula de Mohr Imagem 006.jpg , o valor do deslocamento vertical d do nó D está entre os seguintes valores em milímetros:


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O DESLOCAMENTO DO PONTO D SE DÁ, PRINCIPALMENTE, DEVIDO  À COMPRESSÃO DA BARRA BD

DECOMPONDO A FORÇA ATUANTE TEMOS  QUE O VALOR DO DESLOCAMENTO DEVIDO AO ENCURTAMENTO DA BARRA BD

É IGUAL À 12,5 x 10^-4 mm. ADMITINDO QUE A BARRA CD TENDE A DIMINUIR ESTE VALOR, IMPEDINDO ESTE DESLOCAMENTO, A ALTERNATIVA MAIS RAZOÁVEL É A LETRA B

Gabarito: B

 

Utilizando o Princípio dos Trabalhos Virtuais, essa questão pode ser resolvida da seguinte forma:

 

1) Calcular os esforços nas barras da treliça considerando a força de 10 kN. Os esforços serão:

 

Barra AB: - 3,75 kN ;  Barra AC: 6,25 kN  ;  Barra BC: - 6,25 kN  ;  Barra CD: 7,5 kN   ;   Barra BD: -12,5 kN

 

2) Substituir a força de 10 kN por uma força virtual de 1 kN com mesma direção e sentido. Nesse caso, basta dividir os esforços obtidos anteriormente por dez, tendo em vista que a força permaneceu com mesma direção e sentido. Sendo assim, os esforços serão:

 

Barra AB: - 0,375 kN ;  Barra AC: 0,625 kN  ;  Barra BC: - 0,625 kN  ;  Barra CD: 0,75 kN   ;   Barra BD: - 1,25 kN

 

Portanto:

 

P = 1 kN (força virtual)   ;  delta = Deslocamento vertical no ponto D   ;    N = Esforço normal de cada barra da treliça com a força de 10 kN  ;  N = Esforço normal de cada barra da treliça com a força virtual de 1 kN  ;  ES = É o produto do módulo de elasticidade pela área da seção transversal de cada barra (dado na questão)

 

Os limites de integração são de zero até o comprimento L de cada barra. A integral transforma-se num somatório porque o integrando é constante. Portanto, o deslocamento vertical no ponto D será:

 

(1 kN)*delta = ((-3,75 kN)*(-0,375 kN)*(3 m) + (6,25 kN)*(0,625 kN)*(2,5 m) + (-6,25 kN)*(-0,625 kN)*(2,5 m) + (7,5 kN)*(0,75 kN)*(3 m) + (-12,5 kN)*(-1,25 kN)*(2,5 m))/(10⁴ kN)

 

delta = 7,969 mm

 

7,5 mm < 7,969 mm < 12,5 mm

Resposta Letra B!!!

Também resolvi pelo método da carga unitária, como o Gustavo Luz, mas podemos perceber que o cálculo é extenso. Normalmente dispomos de 3 a 5 minutos para resolver uma questão na prova, então acho muito sem lógica a banca colocar uma questão dessa, a menos que haja um jeito mais simples de resolver. Então, alguém sabe se existe esse jeito mais simples para resolver esta questão?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo