Considerando conceitos básicos de informática e aspectos rel...
A necessidade de constante atualização automatizada de regras e assinaturas de ameaças digitais é característica do funcionamento de antivírus, firewalls e anti-spywares em computadores pessoais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (57)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Uma das formas de detecção de um vírus ou de um spyware é através de “assinaturas" , dessa forma, um antivírus ou anti-spyware pode prevenir a máquina em questão de um problema já conhecido para o qual ele foi atualizado e conseguirá detectar algum arquivo que esteja infectado.
A utilização de assinaturas não é a única forma de detecção , foge um pouco do escopo da questão mas vou cita-los para ajudar no aprendizado, os antivírus e anti-spywares também podem utilizar detecção heurística , detecção de comportamento, etc ...
Bom ,se a questão falasse apenas de antivírus e anti-spywares ela estaria correta, entretanto , não é uma característica nativa dos firewalls detectar assinatura , eles normalmente fazem apenas o filtro de pacotes liberando o tráfego permitido e bloqueando o tráfego restringido.
Alguns produtos de firewall agregam outras funcionalidades como IDS ( intrusion detection system ) , e esses fazem uso de assinaturas para detectar intrusões , porém a questão tratou de firewall em sentido geral.
Portanto, a questão está errada.
Errado. Os firewalls não precisam ser atualizados. Eles já possuem um conjunto básico e suficiente de bloqueios de portas TCP para evitar uma invasão a partir dos métodos mais conhecidos de ataques.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As configurações dos firewalls (que envolvem apenas regras e não assinaturas de ameaças) são bem estáveis e não demandam atualizações constantes e automatizadas.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br/firewall/182-o-que-e-firewall-.htm
Firewall é um dispositivo que consiste em software e(ou) hardware, utilizado para filtrar as informações que transitam entre as redes de computadores e a Internet.
Segundo o comentário do professor Alisson Cleiton.
16 A necessidade de constante atualização automatizada de regras e assinaturas de ameaças digitais é característica do funcionamento de antivírus, firewalls e anti-spywares em computadores pessoais.
COMENTÁRIOS
Da relação de programas relacionados o único que não tem suas regras atualizadas de forma automática é o firewall, já que suas regras de segurança podem ser feitas de forma manual e o sistema operacional já vem com a configuração padrão de fabrica.
RESPOSTA: ERRADA
Demorei um pouco de ver seu pedido, Jacqueline, porque nem sempre consigo voltar às questões para ler os comentários. Numa outra oportunidade, por favor, deixa uma mensagem lá pra mim que fica mais fácil, ok? :) Agora vamos lá...
Em 2008 esse mesmo CESPE fez uma questão muito parecida com essa numa prova para o Ministério do Trabalho. Veja só: O firewall é um sistema antivírus que inibe a infecção de novos tipos de vírus. Para ser eficiente, o firewall deve ser atualizado freqüentemente. O texto, claro, é diferente, mas a ideia é a mesma: qual a diferença entre firewall e antivírus?
O link a seguir aponta justamente para essa questão de 2008. Lá há comentários, meus e de outro colega, que podem se juntar a esses daqui e contribuir para o entendimento do tema. Q152688: http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q152688
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo