Tendo em vista o RIPEAM-72, uma embarcação de propulsão mec...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada aborda o tema das luzes de navegação que uma embarcação deve exibir de acordo com o Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar, 1972 (RIPEAM-72). Este regulamento estabelece as regras para a navegação segura, incluindo as luzes que devem ser exibidas por diferentes tipos de embarcações em várias situações, como durante a noite ou em condições de visibilidade reduzida.
No caso específico, estamos tratando de uma embarcação de propulsão mecânica com comprimento igual a 150 metros, em movimento durante a noite. De acordo com a regra 23 do RIPEAM-72, uma embarcação de propulsão mecânica em movimento deve exibir as seguintes luzes:
- Luzes de bordos: Uma luz de bordo a bombordo e uma a estibordo.
- Uma luz de alcançado: Na popa, visível por 135°.
- Uma luz de mastro a vante: Branca, visível por 225°.
- Uma segunda luz de mastro, à ré, mais alta que a de vante: Também branca e visível por 225°.
Portanto, a alternativa correta é a E, que menciona todas as luzes necessárias para uma embarcação dessa natureza.
Justificativa para a alternativa E:
A alternativa E menciona que a embarcação deve exibir luzes de bordos, uma luz de alcançado, uma luz de mastro a vante e uma segunda luz de mastro, à ré, e mais alta que a de vante. Esta descrição está em conformidade com o RIPEAM-72, que exige essas luzes especificamente para embarcações de propulsão mecânica com mais de 50 metros de comprimento, em movimento durante a noite.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Luzes de bordos: Esta alternativa está incorreta porque não menciona todas as luzes necessárias. Faltam a luz de alcançado e as luzes de mastro.
- B - Luzes de bordos e uma luz de alcançado: Também incorreta, pois não inclui as luzes de mastro que são obrigatórias para embarcações de grande porte.
- C - Luzes de bordos, uma luz de alcançado e uma luz de mastro a vante: Incompleta, pois falta a segunda luz de mastro, à ré, que é uma exigência para embarcações com comprimento igual ou superior a 50 metros.
- D - Luzes de bordos, uma luz de alcançado, uma luz de mastro a vante e uma segunda luz de mastro, à ré e mais baixa que a de vante: Incorreta, pois a segunda luz de mastro, à ré, deve ser mais alta que a luz de mastro a vante.
Um exemplo prático seria imaginar um navio de carga de 150 metros navegando à noite no oceano. Para ser visível e evitar colisões, ele deve exibir todas as luzes mencionadas na alternativa E, de acordo com o RIPEAM-72.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo