A utilização dos dispositivos a corrente diferencial-residua...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: UFMT Órgão: UFSBA Prova: UFMT - 2017 - UFSBA - Engenheiro Eletricista |
Q788555 Engenharia Elétrica

A utilização dos dispositivos a corrente diferencial-residual (DR) contra contatos diretos, e também contra contatos indiretos, exige a adequação da instalação para que o dispositivo funcione corretamente. A respeito do uso do DR, analise as afirmativas.

I - Ao utilizar um único DR de alta sensibilidade na instalação elétrica, deve-se garantir que a corrente de fuga em condições normais não ultrapasse 15 mA.

II - Instalações elétricas alimentadas da rede pública em baixa tensão que utilizem o esquema TN-C devem ser transformadas no esquema TT para poder utilizar o DR.

III - Uma solução aplicável em instalações de pequeno porte (residência, apartamento, comércio) é o uso de um único DR de alta sensibilidade, como interruptor geral, no quadro de força de luz (quadro principal).

IV - A instalação do dispositivo DR em cada derivação da instalação, ou seja, em cada circuito terminal, caso exista mais de um, não é uma solução tecnicamente correta.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a)

I e III, apenas. 

Discordo, pois na I deve-se garantir que a corrente de fuga em condições normais não ultrapasse 30 mA!

Dr de alta sensibilidade é 15mA

Na norma está 30 mA.

Os DR de alta sensibilidade (In=30 mA) devem disparar com correntes de 50% a 100% de In, ou seja, acima de 15 mA já podem disparar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo