Assinale a alternativa em que a classificação da oração ind...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: D
a) Em “De acordo com o jornal, o cartunista teve que deixar de produzir tirinhas para sair da depressão.”, a primeira oração é subordinada adverbial final → INCORRETO. Nem começamos com uma oração e sim com um adjunto adverbial conformativo.
b) Em “Para se livrar da depressão, o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial conformativa → INCORRETO. Temos a preposição "para" indicando fim, finalidade. Ela dá início a uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo.
c) Em “Depois que ele se livrar da depressão, o cartunista Angeli poderá voltar a produzir tirinhas.”, a primeira oração é subordinada adverbial proporcional → INCORRETO. "Depois que" é uma conjunção subordinativa temporal. Ela dá início a uma oração subordinada adverbial tempora.
d) Em “O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a segunda oração é subordinada substantiva completiva nominal → CORRETO. Notícia de alguma coisa (=de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas. Oração subordinada substantiva completiva nominal, ela completa o sentido do substantivo "notícia").
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.
complemento nominal do nome NOTÍCIA.
Muito fácil kkkk
D
Em (a), a primeira oração é a principal “o cartunista teve que deixar de produzir tirinhas”, na segunda é que temos uma subordinada adverbial final “para sair da depressão.”. A expressão “teve QUE deixar” não configura período composto porque o QUE é uma preposição acidental.
Em (b), a primeira oração é uma final “Para se livrar da depressão”, não uma conformativa.
Em (c), temos uma adverbial temporal “Depois que ele se livrar da depressão” e não proporcional. “Depois que” é a locução conjuntiva temporal.
Em (d), gabarito, pensei ser, de imediato, uma adjetiva restritiva, por pensar que o vocábulo “notícia” seria um substantivo concreto, semelhante a jornal, tendo materialidade, mas não. A “notícia” a qual eles se referiam, era o “boato”, “falatório”, ou seja, substantivo abstrato. Se o elemento preposicionado completa um substantivo abstrato, automaticamente será uma completiva nominal.
Em “O jornal veio com a notícia de que o cartunista Angeli não vai mais produzir tirinhas.”, a segunda oração é subordinada substantiva completiva nominal.
Por que esta questão não é uma oração Adjetiva ?
O que não é um pronome relativo?
o que = o qual
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo