Em “Em paralelo, é mandatório canalizar esforços para prover...
Em “Em paralelo, é mandatório canalizar esforços para prover boa educação, trilha conhecida para alcançar os tais ganhos de produtividade, fazendo mais com menos gente — esse um mantra dos tempos atuais já vastamente abraçado pelos envelhecidos países da OCDE, o grupo dos mais desenvolvidos.” (6º§), o emprego do pronome “esse” se explica por
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CORRETA. “Esse" é um pronome que está fazendo referência e retomando algo que já foi mencionado no texto, no caso à ideia apresentada em “é mandatório canalizar esforços para prover boa educação, trilha conhecida para alcançar os tais ganhos de produtividade, fazendo mais com menos gente".
B) INCORRETA. “Esse" não cumpre a função de indicar grau de distância entre os interlocutores nesse caso, e sim faz referência a uma ideia apresentada anteriormente no texto.
C) INCORRETA. “Esse" retoma uma ideia apresentada anteriormente, entretanto, não cumpre a função de “chamar atenção" sobre essa ideia, apenas a retoma.
D) INCORRETA. O termo “esse" pode ser utilizado com essa função, entretanto, não é aplicado com esse objetivo no texto apresentado.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva. Por isso, o relativo funciona como uma ligação entre duas sentenças, comumente aparecendo no início daquela que se liga à outra.
anáfora (já foi mencionado antes) o termo em destaque faz referência a algo que já foi dito/citado.
gab: A ✅✍️
Na norma culta
esse = anáfora(retoma);
este = catáfora(antecipa);
letra A
ASSERTIVA LETRA A
Pronome relativo é aquele que, normalmente, refere-se a um termo anterior (o antecedente) dentro de um enunciado, substituindo-o para que não seja necessário dividir a ideia em várias orações ou torná-la muito repetitiva. Por isso, o relativo funciona como uma ligação entre duas sentenças,
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo