A respeito das bombas de vácuo, assinale a opção correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A fim de reduzir a densidade molecular e, portanto, a pressão, em um recipiente, as moléculas do gás devem ser dele retiradas. Isto é feito pelas assim chamadas bombas de vácuo (que já se procura designar como compressores de gases rarefeitos). De um modo muito geral, as bombas de vácuo podem ser classificadas em dois grupos: o primeiro é designado de bombas de transferência, que são bombas que transportam o gás do recipiente para a atmosfera ou para
recipientes ou ou outras bombas com pressões maiores que as de sua entrada; o segundo são as bombas de aprisionamento, que retiram as moléculas do recipiente prendendo-as em suas paredes por processos físicos ou químicos.
As bombas getters aprisionam o gás por manterem a temperatura baixa e constante.
Falsa. As bombas getters aprisionam o gás através de um processo químico em que certos materiais, geralmente metais reativos, adsorvem e reagem com os gases para formar compostos sólidos estáveis. Esse processo não é diretamente relacionado a manter a temperatura baixa e constante.
As bombas de vácuo aumentam a pressão do recipiente do qual moléculas de gás devem ser retiradas.
Falsa. As bombas de vácuo têm a função oposta. Elas removem moléculas de gás de um recipiente, reduzindo a pressão interna e criando um vácuo.
As bombas de vácuo são compressoras de gases rarefeitos.
Verdadeira. As bombas de vácuo funcionam como compressoras de gases rarefeitos, movendo moléculas de gás de uma região de baixa pressão (o recipiente) para uma região de alta pressão (fora do sistema), efetivamente criando um vácuo.
As bombas roots, em sua operação, criam volumes de câmaras que periodicamente crescem e decrescem.
O volume entre os lóbulos e a carcaça permanece praticamente constante durante o transporte do gás, mas os volumes de gás são continuamente aprisionados e movidos da entrada para a saída. ( https://youtu.be/GDTdlA8vk4k?t=10 )
Nas bombas de pistão, o volume de câmaras é fixo.
Falsa. Nas bombas de pistão, o volume das câmaras não é fixo. Durante a operação, o pistão se move dentro do cilindro, alterando o volume da câmara de sucção e descarga.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo