Norbert Elias (1994), no segundo volume da sua obra o “Proc...

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Q1705123 Conhecimentos Gerais
Norbert Elias (1994), no segundo volume da sua obra o “Processo Civilizador”, busca entender como são formadas as estruturas que hoje conhecemos por “Estado”. Segundo ele:
Não fui orientado nesse estudo pela ideia de que nosso modo civilizado de comportamento é o mais avançado de todos os humanamente possíveis, nem pela opinião de que a ‘civilização’ é a pior forma de vida e que está condenada ao desaparecimento. Tudo o que se pode dizer é que, com a civilização gradual, surge certo número de dificuldades especificamente civilizacionais” (ELIAS, 1994, p. 18) S
obre o “Processo Civilizador”, abordado por Elias, é possível afirmar:
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A leitura da obra de Norbert Elias , O Processo Civilizador são  destacadas várias questões antes consideradas “resolvidas” acerca do nascimento e desenvolvimento das civilizações, no que diz respeito a valores, costumes, formas de comportamento e  estrutura de Estado, entre outros elementos considerados representativos do  que se entende por “ civilização”. Primordialmente acerca do que é entendido como civilização na banda ocidental do planeta. Norbert Elias não pretende apresentar verdades absolutas tampouco pretende emitir juízo de valor acerca da Civilização Ocidental apresentando-a como “ a mais desenvolvida”.  Norbert Elias visa expor a analisar o que , em seu entendimento, leva à construção do que se entende por Civilização Ocidental.

Para que se responda com segurança a questão é preciso conhecer a obra de Norbert Elias, O processo civilizador – uma história dos costumes , em dois volumes e, sobre a obra do sociólogo, 10 lições sobre Norbert Elias Andrea Borges Leão  e Tatiana S. Landini  A)      INCORRETA- A ideia de “ progresso” já pode, de per si , ser questionada . E, não importa a maneira que se entende o progresso. Ele não é linear tampouco automático. B)      INCORRETA-Os graus de evolução podem ser distintos exatamente porque as estruturas de personalidade  e sociais não são fixas. Elas resultam e interferem em  processos históricos .Por conseguinte , passam por modificações ao longo do tempo. C)      CORRETA- Esta é a orientação do pensamento de Elias que, aliás, é apresentada de maneira clara na primeira frase do trecho transcrito na entrada da questão. D)     INCORRETA- As mudanças, para Elias, não são abruptas. Acontecem no ritmo histórico de longa duração ( Lefèvre) e a direção da mudança nem sempre é clara, além de haver novos rumos que se apresentam durante a mudança enquanto tal. E)      INCORRETA- Norbert Elias destaca várias forças de mudanças, dando destaque aquelas comportamentais, que expressam valores. RESPOSTA; C

  

 

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Comentários

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A - Elias pensava o processo de civilização como se as noções de “evolução” ou “desenvolvimento” implicassem num progresso automático. [Para Elias, o progresso é não-linear e evolutivo, com impulsos e contra-impulsos alternados]

B - Segundo Elias devemos levar em consideração que as estruturas de personalidade e as estruturas sociais são fixas, portanto com graus de evolução distintos. [Para Elias, as estrutura são maleáveis, os indivíduos são processos vivos em constante mudança fluida, não estática]

C - Elias é enfático ao propor que não pretende apresentar o “modo” ocidental de viver como o mais avançado. CORRETO

D - Para Elias, o processo civilizador constitui uma mudança abrupta na conduta e nos sentimentos humanos rumo a uma direção muito específica. [O processo civilizador está em constante movimento, construindo-se e reconstruindo-se o tempo todo]

E - Para o Elias, tanto na contemporaneidade, quanto antes, são apenas as metas, as pressões econômicas e os motivos políticos, que constituem as principais forças motrizes das mudanças. [Para Elias as mudanças ocorrem de forma inconsciente nos indivíduos, ou seja, não é produto de um planejamento racional. Os processos que fixam os indivíduos (ex.: profissões) são apenas marcadores que os prendem a determinada figuração.

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