Entre os tipos de bombas utilizadas em sistemas de vácuo, a ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A fim de reduzir a densidade molecular e, portanto, a pressão, em um recipiente, as moléculas do gás devem ser dele retiradas. Isto é feito pelas assim chamadas bombas de vácuo (que já se procura designar como compressores de gases rarefeitos). De um modo muito geral, as bombas de vácuo podem ser classificadas em dois grupos: o primeiro é designado de bombas de transferência, que são bombas que transportam o gás do recipiente para a atmosfera ou para
recipientes ou ou outras bombas com pressões maiores que as de sua entrada; o segundo são as bombas de aprisionamento, que retiram as moléculas do recipiente prendendo-as em suas paredes por processos físicos ou químicos.
Bombas tipo Diafragma (ou Membrana)
É um tipo de bomba seca em que o sistema a ser bombeado é isolado da bomba por uma membrana ou diafragma elástico, e que, portanto, também é o elemento que promove a expansão e compressão necessários para deslocar o ar do sistema para a atmosfera.
O diafragma é acionado de modo reciprocativo por um motor.
As bombas de deslocamento reciprocativo são um tipo de bomba de deslocamento positivo que utilizam o movimento de vaivém (reciprocativo) para mover fluidos. Existem 2 tipos: Diafragma (ou Membrana) e pistão.
Bombas tipo Diafragma é um tipo de bomba seca em que o sistema a ser bombeado é isolado da bomba por uma membrana ou diafragma elástico, e que, portanto, também é o elemento que promove a expansão e compressão necessários para deslocar o ar do sistema para a atmosfera. O diafragma é acionado de modo reciprocativo por um motor.
Fonte: https://sites.ifi.unicamp.br/labvacrio/files/2015/07/Texto-de-F-640-Sem2-2015-v%C3%A1cuo1.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo