As Administrações Direta e Indireta compõem a organização a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Entender a estrutura da Administração Pública é crucial para resolver questões relacionadas à organização administrativa. A Administração Pública divide-se em duas grandes áreas: a Administração Direta e a Administração Indireta. A Administração Direta consiste nos serviços integrados na estrutura administrativa da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, incluindo os próprios entes federativos e seus órgãos.
Por outro lado, a Administração Indireta é formada por entidades com personalidade jurídica própria, estabelecidas para executar funções específicas. Ela é composta por autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.
O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado da Paraíba (CORE-PB) é uma entidade que pertence à Administração Indireta. Os Conselhos Profissionais, como o CORE-PB, são categorizados como autarquias especiais, pois têm características próprias, como autonomia financeira e administrativa, e são responsáveis pela fiscalização profissional.
Uma autarquia é uma entidade instituída por lei específica, possuindo personalidade jurídica de direito público, patrimônio próprio e autonomia administrativa. Sua função é executar atividades típicas do Estado que necessitam de uma gestão descentralizada.
É comum que, ao estudar esse assunto, ocorram confusões entre os diferentes tipos de entidades da Administração Indireta. Por exemplo, pode-se confundir autarquias com fundações públicas ou não entender as diferenças entre uma empresa pública e uma sociedade de economia mista. É fundamental compreender as características distintas que definem cada tipo de entidade.
As agências reguladoras possuem maior independência e são responsáveis pela regulação de setores econômicos específicos. Os Serviços Sociais Autônomos (SSA) são entidades de direito privado, não lucrativas, que colaboram com o Estado na prestação de serviços sociais. As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) são entidades privadas que realizam projetos em parceria com o poder público para o interesse social e público.
Consequentemente, ao classificar o CORE-PB como uma autarquia, reconhece-se sua função específica de fiscalização profissional, além de sua autonomia e criação por meio de legislação específica para desempenhar um papel público preciso.
O gabarito da questão é a alternativa A - Autarquia.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os Conselhos Profissionais possuem natureza jurídica de autarquia. (STF)
Gabarito A.
As entidades de classe e agências reguladoras são sempre autarquias.
Os Conselhos Profissionais possuem natureza jurídica de autarquia e se encontram abrangidos pelo conceito de Fazenda Pública, razão pela qual devem ser executados nos termos do art. 730 do Código de Processo Civil.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo