Assinale a alternativa correta; o conceito de angústia objet...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno! Vamos entender melhor essa questão de Psicologia sobre o conceito de angústia objetiva de Anna Freud.
A alternativa correta é a B:
B - a previsão de sofrimentos que podem ser infligidos à criança, como no caso de um castigo por agentes externos, uma espécie de “ante-dor” que governa o comportamento do ego, quer o esperado castigo se concretize ou não.
Justificativa:
A angústia objetiva, segundo Anna Freud, refere-se a uma previsão de sofrimentos que podem ser infligidos externamente, como um castigo. Essa sensação age como uma espécie de "ante-dor", ou seja, uma antecipação do sofrimento, e influencia o comportamento do ego. Essa antecipação pode ocorrer independentemente do castigo se concretizar ou não.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
A - A opção A repete duas vezes o mesmo texto e menciona "subsunção" ocasionada por agentes externos. O termo "subsunção" não é adequado no contexto da definição de angústia objetiva de Anna Freud.
C - A opção C menciona "ruptura" em vez de "castigo". Isso altera o sentido, pois a angústia objetiva está relacionada especificamente com a previsão de um castigo.
D - A opção D utiliza o termo "ab-reação" em vez de "ante-dor". "Ab-reação" refere-se à liberação emocional de um trauma, o que não se encaixa na definição de angústia objetiva.
E - A opção E menciona "fantasia" ocasionada por agentes internos e usa "ab-reação". A angústia objetiva trata de agentes externos e não de fantasias internas, e novamente, "ab-reação" não é o termo correto.
Espero ter ajudado a esclarecer. Continue estudando e bons estudos!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo