Quanto aos pontos brutos, na Análise de Pontos de Função o f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TCM-PA Prova: FCC - 2010 - TCM-PA - Técnico em Informática |
Q34927 Engenharia de Software
Quanto aos pontos brutos, na Análise de Pontos de Função o fator de ajuste aplicado pode aumentá-los
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

A Análise de Pontos de Função é uma técnica para estimar o tamanho de um software, baseando-se na funcionalidade que o mesmo proporciona ao usuário. Ela utiliza "pontos de função" para medir estas funcionalidades e inclui etapas como a contagem de Pontos de Função Não Ajustados (PFNAs) e o cálculo dos Pontos de Função Ajustados (PFAs).

Os pontos brutos, ou PFNAs, são o resultado inicial da contagem, que considera a complexidade e a quantidade de entradas, saídas, consultas, arquivos e interfaces externas do software. Já o fator de ajuste é aplicado para considerar 14 características gerais do sistema, como desempenho, complexidade do processamento de dados, reusabilidade, facilidade de operação, entre outros. O ajuste é feito utilizando uma escala de 0 a 5 para cada característica, resultando em um percentual que é aplicado para ajustar os PFNAs, produzindo os PFAs.

O fator de ajuste pode resultar em um aumento ou diminuição do total de pontos de função, dependendo das características do sistema avaliado. A alternativa correta, B, afirma que os pontos podem ser ajustados para mais ou para menos em até 35%. Isso equivale a dizer que o fator de ajuste pode variar de 0,65 a 1,35. Qualquer valor abaixo de 1,00 resulta em uma diminuição dos pontos de função, enquanto valores acima de 1,00 resultam em um aumento. Por isso, a alternativa B é a correta, pois reflete corretamente essa faixa de ajuste possível dentro da metodologia da Análise de Pontos de Função.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O fator de ajuste (NIT) é composto por 14 perguntas que são valoradas de 0 a 5.Portanto, teremos uma pontuação de 0 a 70 (5*14).A formula de ajuste é:PFA = PFNA*(0,65+0.01*NIT)PFNA é o ponto de função ajustado e PFNA é o não ajustado.Na formula vemos que PFA seráPFA = PFNA*0,65 ou PFA=PFNA*1,35Portanto, o PFA será o PFNA reduzido ou aumentado de 0,35%.RESPOSTA: BPS: O gabarito aqui está errado!!Confira a prova no pci concurso para confirmar. Prova TIPO 5.http://site.pciconcursos.com.br/download/prova14101962.zip

Ok, pessoal!

Gabarito corrigido para "B".

Bons estudos!

De fato, pela fórmula de contagem de pontos ajustados (65+NI)/100 pode-se ter um valor que varia entre 0,65 até 1,35, considerando que o NI pode ir até 70 pontos (14 x 5).   

Dado que FA =(SNI * 0,01) +0,65

onde FA = fator de ajuste, SNI = somatório dos níveis de influência,

e sabendo que o somatório dos níves de influência pode chegar até a 70 (são 14 itens, cada um avaliado numa escala de 0 a 5),

para SNI = 0 -> FA = 0 + 0,65 -> FA = 0,65 (ou seja, diminuído em 35%)

para SNI = 70 -> FA = 0,7 + 0,65 -> FA = 1,35 (ou seja, aumentado em 35%)

Logo, a resposta correta é a letra B.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo