Pacientes diabéticos têm risco cardiovascular aumentado. Par...
Com este objetivo, no caso em questão, é correto iniciar
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e identificar a alternativa correta. O ponto central aqui é a prevenção primária de eventos cardiovasculares em um paciente com diabetes mellitus tipo 2, que já traz um alto risco cardiovascular devido ao tempo de doença e níveis de LDL. A chave é determinar qual intervenção é mais eficaz e indicada para reduzir esse risco.
A alternativa C é a correta: terapia de alta potência com atorvastatina 40mg. As estatinas são amplamente recomendadas para a prevenção de eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes tipo 2, especialmente quando apresentam níveis elevados de LDL, como é o caso. A atorvastatina é uma escolha comum e eficaz para reduzir o colesterol LDL e, consequentemente, o risco cardiovascular.
Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Varfarina para manter o RNI entre 2 e 3: A varfarina é um anticoagulante usado principalmente para prevenção de eventos tromboembólicos em pacientes com condições como fibrilação atrial ou trombose venosa profunda. Não é indicada para prevenção primária de eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes sem histórico de trombose.
B - Tromboprofilaxia com rivaroxabana 10mg/dia: Semelhante à varfarina, a rivaroxabana é um anticoagulante utilizado para prevenir trombose venosa e embolia pulmonar. Não é adequada para a prevenção primária de eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.
D - Reposição de calcitriol para atingir níveis séricos acima de 30ng/ml: O calcitriol é uma forma ativa de vitamina D, importante para a saúde óssea. Seu uso não está relacionado à redução de risco cardiovascular em pacientes com diabetes.
E - Terapia de dupla antiagregação com aspirina 100mg e ticagrelor 90mg: A terapia de dupla antiagregação é indicada para prevenção secundária, principalmente após síndromes coronarianas agudas. Não é recomendada para prevenção primária em pacientes com diabetes sem eventos prévios.
Em resumo, a alternativa C é a única que aborda corretamente o tratamento indicado para o perfil de risco cardiovascular do paciente descrito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo