Em "portando algum documento da Santa Casa de Misericórdia ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3128532 Português

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


"Sou mineira, filha dessa cidade, meu registro informa que nasci no dia 29 de novembro de 1946. Essa informação deve ter sido dada por minha mãe, Joana Josefina Evaristo, na hora de me registrar, por isso acredito ser verdadeira. Mãe, hoje com os seus 85 anos, nunca foi mulher de mentir. Deduzo ainda que ela tenha ido sozinha fazer o meu registro, portando algum documento da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Uma espécie de notificação indicando o nascimento de um bebê do sexo feminino e de cor parda, filho da senhora tal, que seria ela. Tive esse registro de nascimento comigo durante muito tempo. Impressionava-me desde pequena essa cor parda. Como seria essa tonalidade que me pertencia? Eu não atinava qual seria. Sabia sim, sempre soube que sou negra.


Quanto a ela ir sozinha, ou melhor, solitária para o cartório me registrar é uma dedução minha tirada de alguns fatos relativos à vida de meu pai. Aliás, de meu pai conheço pouco, pouquíssimo.


Em compensação, sei um pouco mais, daquele que considero como sendo meu pai. Dele sei o nome todo. Aníbal Vitorino e a profissão, pedreiro. Meu padrasto Aníbal, quando chegou a nossa casa, minha mãe cuidava de suas quatro filhas sozinha. Maria Inês Evaristo, Maria Angélica Evaristo, Maria da Conceição Evaristo e Maria de Lourdes Evaristo. Bons tempos, o de nós meninas. Minha mãe se constituiu, para mim, como algo mais doce de minha infância. O que mais me importava era a sua felicidade. Um misto de desespero, culpa e impotência me assaltava quando eu percebia os sofrimentos dela. Minha mãe chorava muito, hoje não. Tem uma velhice mais tranquila. Meu padrasto completou 86 anos e vive ao lado dela. [...]"



(EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo por Conceição Evaristo. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/188-conceicao-evaristo. Acesso em 31 out. 2024. Adaptado.) 

Em "portando algum documento da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte", a palavra em destaque é acentuada. Marque a alternativa em que a palavra destacada é acentuada pelo mesmo motivo da palavra Misericórdia
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mi-se-ri-cór-dia é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

Portanto, gabarito letra E.

Não confunda com proparoxítona, as bancas continuam cobrando essas palavras como PAROXÍTONAS TERMINADAS EM DITONGO CRESCENTE, não como proparoxítona! Essa regra cai demais e cai dessa forma!

GAB-E

"Uma espécie de notificação". 

Mi-se-ri-cór-dia-----------------------DITONGO

es-pé-cie----------------------------DITONDO

LARGUE SEU NAMORADO E VÁ ESTUDAR!!!

A questão solicita conhecimento sobre acentuação, especificamente sobre a regra da PAROXITONA.

Misericórdia: é uma palavra paroxítona assim como espécie e as duas possuem ditongo DECRESCENTE.

MINEMONICO DAS ULTIMAS SILIBAS QUE SÃO ACENTUADAS NA PAROXITONA:

  • I
  • N
  • U
  • R
  • X
  • I
  • ÃO
  • PS
  • ETC

Paroxítona terminada em ditongo.

Gabarito E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo