Considerando a abordagem do Manual diagnóstico e estatístic...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Prezado aluno,
A alternativa correta para a questão apresentada é a alternativa B.
Vamos detalhar o motivo para esta resposta, bem como analisar as alternativas incorretas.
Alternativa B: "No caso de crianças com 5 anos ou mais, o comportamento deve ocorrer pelo menos uma vez por semana durante no mínimo seis meses, exceto se explicitado de outro modo."
De acordo com o DSM-5, o diagnóstico do transtorno opositor desafiante (TOD) em crianças de 5 anos ou mais requer que o comportamento desafiador e opositor ocorra pelo menos uma vez por semana por um período mínimo de seis meses, a menos que especificado de outra forma. Esta descrição está em conformidade com os critérios diagnósticos estabelecidos, garantindo que o comportamento seja persistente e não uma ocorrência ocasional.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "No caso de crianças com idade abaixo de 5 anos, o comportamento deve ocorrer na maioria dos dias durante um período mínimo de três semanas, exceto se explicitado de outro modo."
Embora o DSM-5 afirme que para crianças abaixo de 5 anos o comportamento deve ocorrer na maioria dos dias, o período mínimo de tempo correto é de 6 meses, não três semanas. Esta alternativa falha ao não considerar a duração correta para o diagnóstico.
Alternativa C: "No caso de crianças com 5 anos ou mais, o comportamento deve ocorrer pelo menos uma vez por semana durante no mínimo dois meses, exceto se explicitado de outro modo."
Esta alternativa está incorreta porque o período mínimo é de seis meses, não dois meses, para crianças com 5 anos ou mais. A duração de dois meses não é suficiente para um diagnóstico preciso segundo o DSM-5.
Alternativa D: "No caso de crianças com idade abaixo de 5 anos, o comportamento deve ocorrer em dias intermitentes durante um período mínimo de três semanas, exceto se explicitado de outro modo."
Para crianças abaixo de 5 anos, os comportamentos devem ser observados na maioria dos dias, e não em dias intermitentes. Além disso, o período mínimo de três semanas está incorreto, pois o DSM-5 especifica um período de seis meses.
Alternativa E: "No caso de crianças com idade abaixo de 5 anos, o comportamento deve ocorrer em dias intermitentes durante um período mínimo de sete meses, exceto se explicitado de outro modo."
Embora o período de sete meses supere o mínimo de seis meses mencionado no DSM-5, a descrição de dias intermitentes não é precisa. Para crianças abaixo de 5 anos, o comportamento deve ser frequente, ocorrendo na maioria dos dias.
Espero que esta análise tenha ajudado a esclarecer os critérios para o diagnóstico do transtorno opositor desafiante de acordo com o DSM-5. Este tipo de questão exige atenção aos detalhes específicos dos critérios diagnósticos. Continue estudando e, se tiver dúvidas, não hesite em perguntar!
Bom estudo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo