Um dos diagramas da UML representa graficamente por meio dos...
Um dos diagramas da UML representa graficamente por meio dos atores as funcionalidades externamente observáveis do sistema e dos elementos externos ao sistema que interagem com ele. É uma ferramenta que corresponde a uma visão externa do sistema e tem por objetivo ilustrar em um nível alto de abstração quais elementos externos interagem com que funcionalidades do sistema.
Essa ferramenta é conhecida como diagrama de:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - Casos de uso.
Vamos entender o porquê:
Um dos principais diagramas da UML (Unified Modeling Language) é o Diagrama de Casos de Uso. Este diagrama é utilizado para representar graficamente as funcionalidades do sistema que são externamente observáveis pelos usuários (também chamados de atores) e pelos elementos externos que interagem com o sistema.
O Diagrama de Casos de Uso é uma ferramenta que fornece uma visão externa do sistema, ilustrando, de maneira abstrata, quais elementos externos (atores) interagem com quais funcionalidades do sistema. É uma forma de captar os requisitos funcionais do sistema de maneira clara e objetiva.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Funções de processos: Essa alternativa não é correta porque não existe um diagrama na UML especificamente chamado "funções de processos". Mesmo que existissem diagramas relacionados a processos, como o Diagrama de Atividades, eles não são focados em representar a interação de atores externos com o sistema.
B - Classes de objetos: Esta alternativa se refere ao Diagrama de Classes, que é utilizado para representar as classes do sistema, seus atributos, métodos e os relacionamentos entre elas. Esse diagrama é mais detalhado e foca na estrutura interna do sistema, não nas interações externas.
C - Fluxo de dados: Embora o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) também represente a interação entre diferentes partes de um sistema, ele não é parte da UML e não é focado em atores e funcionalidades externas observáveis. O DFD é mais utilizado em análise estruturada.
D - Casos de uso: Esta é a alternativa correta, pois o Diagrama de Casos de Uso, como discutido, é especificamente destinado a mostrar as interações entre atores externos e as funcionalidades do sistema, fornecendo uma visão externa e de alto nível de abstração.
Portanto, para resolver esta questão, o conhecimento central está em compreender a função e o propósito do Diagrama de Casos de Uso dentro da UML, que é justamente representar as funcionalidades externamente observáveis do sistema e os elementos externos que interagem com ele.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo