Em seu livro “Liberdade para aprender” Carl Rogers, defende ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender o contexto dos princípios de aprendizagem defendidos por Carl Rogers em seu livro "Liberdade para aprender". A abordagem humanista de Rogers coloca um grande enfoque na experiência pessoal do aprendiz e em como a redução de ameaças externas facilita esse processo.
Alternativa correta:
A - As aprendizagens que ameaçam o próprio ser são mais facilmente percebidas e assimiladas quando as ameaças externas se reduzem a um mínimo.
A alternativa correta está em sintonia com a perspectiva de Carl Rogers, que acredita que o ambiente deve ser seguro e acolhedor para que a aprendizagem seja efetiva. Quando as ameaças externas são minimizadas, o indivíduo se sente mais à vontade para explorar novas ideias e informações sem sentir que sua identidade ou autoestima estão em risco.
Alternativas incorretas:
B - Quando é fraca a ameaça ao "eu" pode perceber-se a experiência sob formas únicas e a aprendizagem ser levada a efeito.
Essa alternativa está parcialmente correta, mas não é tão precisa quanto a alternativa A. Carl Rogers enfatiza a importância de um ambiente que minimiza ameaças para facilitar a aprendizagem, mas a frase não capta completamente a ideia de assimilação e percepção que é central na teoria de Rogers.
C - A aprendizagem autoiniciada que envolve partes da pessoa do aprendiz - é a mais durável e impregnante.
Embora essa afirmação esteja de acordo com as ideias de Rogers sobre a aprendizagem significativa e autoiniciada, ela não aborda diretamente o contexto de ameaças externas ou internas, que é o foco da questão.
D - A independência, a criatividade e a autoconfiança são facilitadas, quando a autocrítica e a auto apreciação são secundárias e a avaliação feita por outros tem importância primária.
Esta alternativa está incorreta porque contradiz a abordagem de Rogers. Ele defende que a avaliação externa deve ser minimizada e que a autocrítica e a autoapreciação são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem significativa.
E - A aprendizagem que envolve mudança na organização de cada um, - na percepção de si mesmo - é acolhedora e tende a suscitar reações positivas.
Embora a mudança na percepção de si mesmo seja importante na teoria de Rogers, a afirmação não aborda a questão principal de como as ameaças externas influenciam a assimilação de aprendizagens que podem ser vistas como ameaçadoras para o próprio ser.
Resumo:
Para responder corretamente a pergunta, é crucial entender que Carl Rogers valoriza um ambiente de aprendizagem que reduz ameaças externas ao mínimo. Isso facilita a assimilação de informações que podem ser potencialmente ameaçadoras para o próprio ser, promovendo assim uma aprendizagem mais profunda e significativa.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e os princípios da abordagem humanista de Carl Rogers. Se precisar de mais detalhes ou tiver outras perguntas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo