Considerando conceitos básicos de informática e aspectos rel...
Os sítios de busca, como o Google, nem sempre retornam ao usuário as páginas mais significativas disponíveis na Internet em relação ao que ele deseja realmente encontrar.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (42)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nem sempre estes resultados serão aqueles que o usuário espera encontrar.
Por exemplo, as páginas patrocinadas com palavras compradas no Google AdWords, aparecem no início da listagem de resultados.
Páginas que possuem vários links em outras páginas da Internet, também aparecem no início, por serem bem referenciadas por outros usuários da rede.
Gabarito: Certo.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sim, é verdade. Às vezes o usuário quer uma coisa mas usa termos que procuram outra; às vezes o conteúdo está muito distribuído na Internet e a relevância dos sites não é tão perceptível... enfim, são muitas as possibilidades. O fato é que, apesar dos buscadores serem, em geral, muito eficazes em suas buscas, não há garantia de 100% de acerto.
A busca no Google funciona da seguinte forma
Existe um robô chamado Googlebot que fica escaneando a web. Todo o conteúdo produzido na internet pode ser indexado desde que não seja barrado. Para o Googlebot não conseguir encontrar um site existem algumas formas, sendo as mais comuns o arquivo robots.txt e os links nofollow. O arquivo robots.txt é um arquivo que funciona como filtro para os mecanismos de busca na internet permitindo ou não que as páginas de um site sejam indexadas.
Este robô segue links para chegar aos diversos sites espalhados na web. Se não houver nenhum link apontando para o seu site ou se todos estiverem marcados com a tag nofollow o seu site não será indexado. Para agilizar o processo de indexação do seu site no Google você pode utilizar arquivos XML e mostrar para o buscador todas as páginas do seu site.
Quanto mais links existirem apontando para o seu site, maior a relevância dele na web. Isto é utilizado para calcular o tão falado PageRank. Depois de verificada a relevância da página chega a hora dela ser analisada segundo as políticas editoriais do GoogleLeia mais no Oficina da Net: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/otimizacao__seo/como-funciona-a-busca-do-google#ixzz2exXaJnHw
O cespe dando opinião... ah vá
É razoável a questão quando menciona " nem sempre", por óbvio o sistema é passível de erros.
Devemos nos atentar mais com o Português.
GABARITO: CERTO
Só eu pensei em propagandas?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo