O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-...
O vírus HPV é altamente contagioso, sendo possível infectar-se com uma única exposição, e a sua transmissão se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. Ainda sobre o HPV, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C: O contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Vamos entender por que essa é a resposta certa e analisar por que as demais estão incorretas.
HPV (Papilomavírus humano) é um dos vírus mais comuns transmitidos através do contato sexual. Sua transmissão ocorre por contato direto com pele ou mucosa infectada, e não necessariamente requer penetração para que ocorra o contágio. Por esse motivo, a alternativa C é a correta, pois reconhece que o HPV pode ser transmitido mesmo com trocas de intimidade que não envolvem penetração.
Agora, vejamos as alternativas incorretas:
A - O vírus não pode ser transmitido durante o parto.
Essa afirmação é incorreta. O HPV pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto, embora essa forma de transmissão seja menos comum. Em alguns casos, pode levar a papilomatose respiratória na criança.
B - A maioria dos indivíduos consegue eliminar o vírus naturalmente em cerca de 6 meses, sem que ocorra nenhuma manifestação clínica.
Embora muitos indivíduos realmente eliminem o vírus sem manifestações clínicas, o tempo médio para a eliminação do vírus pode variar. Estudos indicam que a maioria das infecções é eliminada naturalmente pelo sistema imunológico em até 2 anos, não necessariamente em 6 meses.
D - Enquanto não houver verrugas, o vírus não será transmitido.
Isso é falso. O HPV pode ser transmitido mesmo quando não há sinais visíveis, como verrugas. Muitas vezes, a transmissão ocorre de indivíduos assintomáticos.
E - Indivíduos que não mantêm relação sexual por vários anos não podem desenvolver verrugas genitais.
Essa afirmação não é verdadeira. O vírus pode permanecer latente no corpo e, mesmo após um longo período sem atividades sexuais, pode ocorrer a manifestação de verrugas genitais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo