Considerando o que dispõe a Lei n.º 8.213/1991 acerca de aci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2275775 Direito Previdenciário

Considerando o que dispõe a Lei n.º 8.213/1991 acerca de acidente do trabalho, julgue o próximo item.



Considera-se acidente do trabalho a doença profissional, assim entendida como a adquirida em razão da condição especial de realização do trabalho, relacionando-se diretamente com ele, conforme descrição do Ministério do Trabalho e Emprego.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige o conhecimento da Lei n.º 8.213/1991, mais precisamente acerca do artigo 19, sobre acidente de trabalho e se a doença profissional foi adquirida em virtude da condição em que o trabalhador exercia seu labor.

Conforme a Lei n.º 8.213/199, o acidente de trabalho é o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, não sendo necessário ser adquirida em virtude de condição especial de trabalho, mas sim, demonstrar que estava em exercício pela empresa, provocando lesão corporal, morte ou redução, permanente ou temporária, da capacidade do trabalho.

Gabarito do Professora: Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

- Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

...

Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

• Doença profissional está relacionada com a função que o trabalhador exerce, isso é, o funcionário adoece em razão do seu trabalho prestado diariamente, apresentando enfermidades que se relacionam com a profissão (ou seja, não tem relação com a forma como a atividade é prestada).

A doença profissional pode ser decorrente de uma condição crônica, sendo que o principal exemplo desse caso é o Dort (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), que decorre da movimentação frequente e repetitiva.

• Doença do trabalho aquela que se desenvolve em razão das condições do local de trabalho, da forma como a atividade laboral é prestada ou das características do ambiente.

- Doença profissional: É a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante na relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

- Doença do Trabalho: É a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. 

A descrição do conceito trazido na questão é de "doença do trabalho".

Gabarito: ERRADO.

O erro da assertiva está na definição de doença profissional.

A banca trocou sua definição pelo conceito de doença do trabalho, de acordo com o Art. 20 da Lei nº 8.213/1991:

Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas:

       I - doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;

       II - doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

      

 § 1º Não são consideradas como doença do trabalho:

       a) a doença degenerativa;

       b) a inerente a grupo etário;

       c) a que não produza incapacidade laborativa;

       d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

    

   § 2º Em caso excepcional, constatando-se que a doença não incluída na relação prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdência Social deve considerá-la acidente do trabalho.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo