A definição a seguir, refere-se a um princípio do SUS, conf...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302354 Medicina
A definição a seguir, refere-se a um princípio do SUS, conforme o ABC do SUS: Assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras, considerando que todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.


Sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D - Equidade é a resposta correta para a questão apresentada. A equidade é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e refere-se ao princípio de justiça no atendimento às necessidades de saúde, sem discriminação ou privilégios, oferecendo atendimento proporcional às necessidades de cada pessoa. Em outras palavras, a equidade busca compensar desigualdades inerentes a diferentes condições sociais e de saúde, garantindo que cada indivíduo receba o cuidado de que necessita. O enunciado descreve exatamente esse princípio ao afirmar que todos devem ser atendidos conforme suas necessidades, independente de onde moram, e até o limite do que o sistema pode oferecer para todos. As demais alternativas representam outros princípios do SUS: a Universalidade (A) indica que todos têm direito ao atendimento no SUS; a Resolubilidade (B) se refere à capacidade do sistema de resolver os problemas de saúde; e a Integralidade (C) diz respeito à oferta de um cuidado completo, abrangendo as diversas dimensões da saúde.

Documento ABC do SUS - Doutrina e Princípios

UNIVERSALIDADE – É a garantia de atenção à saúde por parte do sistema, a todo e qualquer cidadão. Com a universalidade, o indivíduo passa a ter direito de acesso a todos os serviços públicos de saúde, assim como àqueles contratados pelo poder público. Saúde é direito de cidadania e dever do Governo: municipal, estadual e federal.

RESOLUBILIDADE - É a exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência.

INTEGRALIDADE - É o reconhecimento na prática dos serviços de que:• cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade;

• as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam também um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas;

• as unidades prestadoras de serviço, com seus diversos graus de complexidade, formam também um todo indivisível configurando um sistema capaz de prestar assistência integral.

Enfim: “O homem é um ser integral, biopsicossocial, e deverá ser atendido com esta visão integral por um sistema de saúde também integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.”

EQÜIDADE – É assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo