Em relação aos “sinais vitais normais pediátricos” e sua rel...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769263 Enfermagem
Em relação aos “sinais vitais normais pediátricos” e sua relação com os sinais vitais normais do adulto; marque a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D é a correta.

A questão aborda os sinais vitais normais pediátricos e faz uma comparação com os sinais vitais de adultos. É importante entender que os sinais vitais de crianças variam com a idade e são normalmente diferentes dos adultos.

Justificando a alternativa correta (D):

A alternativa D afirma que "Os lactentes e as crianças menores a cinco anos apresentam frequências cardíaca e respiratória, próprias para idade, porém mais elevadas que os adultos." Essa afirmação está correta porque, de fato, em crianças menores de cinco anos, tanto a frequência cardíaca quanto a frequência respiratória são normalmente mais altas do que nos adultos. Este é o padrão fisiológico, pois o metabolismo em crianças é mais elevado.

Análise das alternativas incorretas:

A - A afirmação de que todos os sinais vitais de todas as crianças abaixo dos 15 anos são elevados em comparação aos adultos é incorreta. Embora a frequência cardíaca e respiratória sejam mais altas em crianças pequenas, a pressão arterial, por exemplo, tende a ser mais baixa em crianças do que em adultos.

B - A afirmação de que os lactentes têm frequência respiratória igual à dos adultos está errada. Lactentes geralmente têm uma frequência respiratória significativamente maior do que adultos.

C - É incorreto dizer que apenas lactentes têm índices mais elevados que adultos e que após 12 meses os sinais vitais se igualam aos dos adultos. A frequência cardíaca e respiratória de crianças continua a ser mais alta do que a dos adultos mesmo após os 12 meses.

E - A afirmação de que todos os sinais vitais de crianças são diminuídos em relação aos dos adultos está incorreta. Como mencionado, crianças costumam ter frequência cardíaca e respiratória mais elevadas, enquanto a pressão arterial é mais baixa.

Os sinais vitais variam conforme a idade e é fundamental para o profissional de enfermagem compreender essas variações para realizar uma avaliação precisa e adequada das condições de saúde de pacientes pediátricos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa D) Os lactentes e as crianças menores a cinco anos apresentam frequências cardíaca e respiratória, próprias para idade, porém mais elevadas que os adultos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo