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Q2541674 Educação Física
A presença de jogos na escola é muito comum, seja enquanto recurso da Educação Física Escolar, ferramenta didática de outros componentes curriculares ou mesmo atividade recreativa dos alunos no seu tempo livre. No século XX, as categorias fundamentais do jogo foram estabelecidas pela sociologia dos jogos, resultando em uma de suas classificações mais aceitas até hoje em dia. Assim sendo, analise as afirmações a seguir sobre os jogos de competição, simulação, azar e vertigem.
I- Nos jogos de vertigem, os participantes assumem diferentes papéis, representando realidades ou situações imaginárias. II- O jogo de cartas possui características de um jogo de competição e de azar. III- O transe, a instabilidade e a falta de controle são próprios dos jogos de simulação.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

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Alternativa correta: E

Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a letra E.

Primeiramente, é importante compreender as diferentes categorias de jogos mencionadas na questão: jogos de competição, simulação, azar e vertigem. Essas categorias foram estudadas e classificadas ao longo do século XX pela sociologia dos jogos.

A seguir, faremos uma análise detalhada de cada afirmação apresentada:

I - Nos jogos de vertigem, os participantes assumem diferentes papéis, representando realidades ou situações imaginárias.

Esta afirmação está incorreta. Nos jogos de vertigem, o foco é na sensação de perda de controle, com experiências que alteram o estado mental dos participantes, como girar em um carrossel. Os jogos onde os participantes assumem diferentes papéis, representando realidades ou situações imaginárias, são os jogos de simulação.

II - O jogo de cartas possui características de um jogo de competição e de azar.

Esta afirmação está correta. Muitos jogos de cartas envolvem tanto elementos de competição (onde os jogadores competem entre si) quanto de azar (onde o resultado pode depender da sorte nas cartas que são distribuídas).

III - O transe, a instabilidade e a falta de controle são próprios dos jogos de simulação.

Esta afirmação está incorreta. Os elementos de transe, instabilidade e falta de controle são característicos dos jogos de vertigem, e não dos jogos de simulação. Nos jogos de simulação, os participantes imitam e vivenciam cenários ou papéis específicos.

Agora, consolidando as análises, podemos observar que apenas a afirmação II está correta. Portanto, a alternativa correta é:

E - II apenas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a clarificar o raciocínio necessário para resolver a questão. Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite em me procurar!

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