Considerando a DOR como um sistema complexo, é essencial que...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa E.
Dor Visceral e Sua Classificação: A dor visceral é caracterizada por ser uma dor mal localizada, frequentemente descrita como uma sensação de pressão ou aperto. Ela é geralmente associada a órgãos internos e pode ser causada por condições como inflamações, obstruções ou mesmo certos tipos de cânceres e metástases abdominais. Esse tipo de dor é classificado como nociceptiva, que resulta da ativação de nociceptores por estímulos potencialmente danosos.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A: A dor tipo cólica não é necessariamente uma dor periférica nem desencadeada por distúrbios do neurônio motor inferior. Além disso, a dor neuropática é aquela que resulta de lesões ou doenças no sistema nervoso somatossensorial, não sendo o caso de dores tipo cólica.
Alternativa B: A dor de membro-fantasma e a neuropatia periférica diabética são exemplos de dor neuropática, não nociceptiva. A dor de membro-fantasma ocorre após a amputação de um membro, enquanto a neuropatia diabética é uma complicação do diabetes que afeta os nervos periféricos.
Alternativa C: A neuropatia diabética, pós-quimioterapia e radioterapia são exemplos claros de dor neuropática, pois resultam de danos aos nervos. Elas não são classificadas como dor visceral ou nociceptiva.
Alternativa D: A dor somática, ao contrário do que foi descrito, geralmente é uma dor bem localizada e constante, frequentemente associada a tecidos somáticos como pele, músculos, e ossos. Não é classificada como polineuropatias do tipo periférica.
Alternativa E: Apresenta uma descrição precisa da dor visceral, que é mal localizada, frequentemente referida, e pode ser associada a condições como cânceres e metástases abdominais. Esta é a classificação correta da dor do tipo nociceptiva nesses casos, justificando assim sua escolha como a alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A maioria das dores é do tipo nociceptivo. Elas resultam da estimulação dos receptores da dor quando ocorrem lesões no tecido (nociceptores), que estão localizados na pele ou nos órgãos internos. A lesão pode ser uma ferida, contusão, fratura óssea, esmagamento, queimadura ou qualquer outro fator que lesione os tecidos.
A dor nociceptiva é, em geral, intensa, aguda ou latejante, mas pode ser leve. O bloqueio em um órgão interno geralmente causa dor profunda, cãibras e pode ser difícil de identificar a localização da dor. Mas quando determinados tecidos moles, como aqueles que circundam e envolvem órgãos internos, são danificados, a dor pode ser aguda e fácil de localizar.
A dor que surge depois de uma intervenção cirúrgica, sofrida por quase todas as pessoas, é de tipo nociceptivo. Trata-se de uma dor constante ou intermitente, que piora quando o paciente se movimenta, tosse, ri ou respira profundamente, ou até durante a troca de curativos cirúrgicos.
Grande parte da dor do câncer é de tipo nociceptivo. Quando um tumor invade ossos e órgãos, pode causar um ligeiro mal-estar ou uma dor intensa e constante. Alguns tratamentos para o câncer, como a cirurgia e a radioterapia, também podem provocar dor nociceptiva.
Analgésicos, incluindo opioides, são geralmente eficazes.
Fonte: Manual MSd
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo