Um dos problemas que afetam o rendimento no trabalho é o ní...
I. O Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp(IVSSL) foi construído com base no conceito de ansiedade de Hans Selye. II. O Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp(IVSSL) permite avaliar a ansiedade em adultos, indicando a fase de ansiedade em que o indivíduo se encontra: alerta, resistência ou exaustão. III. O Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp(IVSSL) avalia sintomas de stress nas últimas 48 horas (alerta) e no último mês(resistência e exaustão).
Assinale:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Vamos entender melhor o tema da questão e o motivo pelo qual a alternativa A está correta.
A questão aborda o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL), que é uma ferramenta utilizada para avaliar os sintomas de estresse em adultos. O conceito de estresse, nesse contexto, é baseado nas teorias de Hans Selye, que é um dos pioneiros no estudo do estresse.
Agora, vamos analisar cada uma das afirmativas:
I. O Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (IVSSL) foi construído com base no conceito de ansiedade de Hans Selye.
Esta afirmativa está correta. O IVSSL foi, de fato, desenvolvido com base nos conceitos de estresse formulados por Hans Selye, que distinguia entre os diferentes estágios de estresse: alarme, resistência e exaustão.
II. O Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (IVSSL) permite avaliar a ansiedade em adultos, indicando a fase de ansiedade em que o indivíduo se encontra: alerta, resistência ou exaustão.
Esta afirmativa está incorreta. O IVSSL avalia sintomas de estresse, e não de ansiedade. Existe uma distinção importante entre estresse e ansiedade, e o foco do IVSSL é especificamente no estresse.
III. O Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (IVSSL) avalia sintomas de stress nas últimas 48 horas (alerta) e no último mês (resistência e exaustão).
Esta afirmativa está incorreta. Embora o IVSSL analise diferentes fases do estresse, ele não faz essa diferenciação temporal de forma tão específica como "últimas 48 horas" e "último mês". Ele avalia os sintomas em um contexto mais geral, não dividindo de forma rigorosa essas fases temporais.
Portanto, a alternativa correta é a A, pois apenas a afirmativa I está correta. As afirmativas II e III estão incorretas devido à interpretação incorreta do que é avaliado pelo IVSSL.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I- certa
II- errado. São 4 fases, há a fase de quase exaustão
III- errado. Avalia sintomas de stress nas últimas 24 horas, na ultima semana e no ultimo mês
gab A. Questão pra quem realmente ja viu o manual...
Selye (1951) definiu o estresse como uma resposta orgânica não-específica para situações estressoras ao organismo, e ao revisar seus conceitos, descreveu a resposta orgânica a essas situações estressoras como Síndrome de Adaptação Geral, a qual possui três fases: alerta, resistência e exaustão.
A fase do alerta é considerada a fase positiva do estresse, o ser humano se energiza por meio da produção da adrenalina, a sobrevivência é preservada e uma sensação de plenitude é freqüentemente alcançada.
Na segunda fase, chamada de resistência, a pessoa automaticamente tenta lidar com os estressores de modo a manter sua homeostase interna.
Se os fatores estressantes persistirem em freqüência ou intensidade, há uma quebra na resistência da pessoa e ela passa à fase de exaustão. Nesta fase as doenças graves podem ocorrer nos órgãos mais vulneráveis, como enfarte, úlceras, psoríase, depressão e outros (Lipp, 2003).
O Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL) padronizado por Lipp e Guevara (1994) baseou-se num modelo trifásico desenvolvido por Selye. No período da padronização do inventário, uma quarta fase foi identificada, denominada de quase-exaustão, por se encontrar entre a fase de resistência e a de exaustão. Nesta fase, as defesas do organismo começam a ceder e ele já não consegue resistir às tensões e restabelecer a homeostase. Caracteriza-se por um enfraquecimento da pessoa que não consegue mais se adaptar ou resistir ao estressor e, assim, as doenças começam a surgir, embora, não sejam tão graves, como na fase de exaustão (Lipp, 2003).
Fonte:ROSSETTI, Milena Oliveira et al . O inventário de sintomas de stress para adultos de lipp (ISSL) em servidores da polícia ederal de São Paulo. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 4, n. 2, p. 108-120, dez. 2008 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872008000200008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 08 abr. 2019.
Achei que o conceito que Han Selye trabalhasse era de stress e não se ansiedade. E que o ISSL avaliasse Stress e não ansiedade. Os 2 conceitos, nesse caso, são sinônimos?
Outro erro na II é mencionar que é desempenhado só com adultos, mas a sua aplicação se dá em jovens a partir de 15 anos também.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo