A gestão da informação é a principal finalidade de um sistem...
empresa como os recursos humanos, materiais ou financeiros,
sem os quais ela não conseguiria viver. Como qualquer outro
recurso, a informação deve ser gerida eficazmente, o que
necessita, como corolário, de um reconhecimento oficial da
empresa. Para desempenharem as suas respectivas funções, todos
os membros do organismo têm necessidade de informação que
pode ser orgânica, isto é, elaborada, enviada ou recebida no
âmbito da sua missão, ou não orgânica, isto é, produzida fora do
âmbito desta.
J. Rousseau e C. Couture. Os fundamentos da disciplina
arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998, p. 63-4 (com adaptações).
A partir do texto acima e considerando os conceitos fundamentais
da arquivologia, noções de gestão de informações e documentos
e a legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 01 a 07.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
A questão aborda conceitos essenciais da Arquivologia, especialmente no que diz respeito à gestão da informação dentro de uma organização. Para resolver essa questão, é necessário compreender os princípios da gestão de documentos e informações, além de estar familiarizado com a legislação arquivística brasileira, especialmente no que tange à política nacional de arquivos públicos.
A alternativa correta é a letra E, pois a afirmação apresentada no enunciado está errada em alguns pontos cruciais. Vamos analisar:
Gestão da Informação: A gestão da informação realmente é uma parte importante de um sistema de arquivos, mas não é a principal finalidade segundo a legislação brasileira. A Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, define a gestão de documentos como um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Assim, a gestão da informação é um aspecto, mas não o enfoque principal.
Informações Orgânicas e Não Orgânicas: A questão menciona "administração do uso e circulação de informações orgânicas e não orgânicas", mas o texto da lei e os princípios da Arquivologia focam principalmente em documentos produzidos ou recebidos pela instituição em decorrência de suas atividades. O termo "não orgânica" não é usualmente empregado na legislação ou nos princípios básicos da gestão de documentos.
Tratamento Técnico Arquivístico: A afirmação está correta ao dizer que o tratamento técnico arquivístico faz parte da gestão documental, mas este não é o ponto central da questão.
Portanto, a alternativa é errada porque ela não representa com precisão o que a legislação brasileira e os conceitos fundamentais da Arquivologia estabelecem sobre a gestão de documentos e informações.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 8.159/91
art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações tecnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Pelo principio da organicidade, os documentos de arquivo guardam relação orgânica com a instituição que os mantêm. Dessa forma, se a informação é não orgânica, ela não faz parte da gestão da informação.
LEI Nº 8.159, DE 08 DE JANEIRO DE 1991
Dispõe sobre a política nacional de arquivos [...]
Art. 3º Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
DECRETO Nº 4.073, DE 3 DE JANEIRO DE 2002
Regulamenta a Lei nº 8.159[...]
Art. 1º O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional, criado pelo art. 26 da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.
RESOLUÇÃO Nº 27, DE 16 DE JUNHO DE 2008
Dispõe sobre o dever do Poder Público[...] de criar e manter Arquivos Públicos [...] para promover a gestão, a guarda e a preservação de documentos arquivísticos e a disseminação das informações neles contidas.
Art. 5º Pela lei específica de arquivos, referida no caput do art. 1º, a ser editada pelo Poder Público, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, deverá ser criado um sistema de arquivos que contemple programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, conforme art. 12 do Decreto Federal nº 4.073, 3 de janeiro de 2002.
Se a informação se caracteriza como "não-orgânica", ela não faz parte da gestão da informação, já que há uma interligação entre a organização que a produz e a própria informação em si. Questão Errada.
"A gestão da informação é a principal finalidade de um sistema de arquivos, assim..."
Errada, pois a principal finalidade de um sistema de arquivos é servir à administração pública como fonte de informação e consulta e posteriormente, servir à história como fonte de pesquisa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo